Ser chamado pelo nome, ouvir três badaladas do sino, ouvir o versículo bíblico escolhido para a ocasião, ajoelhar-se diante do altar, sentir a imposição das mãos, ouvir as palavras da bênção, participar – na companhia de familiares, madrinhas e padrinhos – da Ceia do Senhor… Este certamente será um momento inesquecível na vida dos/as jovens que foram confirmados/as na Paróquia de Santa Maria de Jetibá entre o Domingo Judica e o Domingo da Páscoa. A propósito: Há quem se lembre, numa Paróquia vizinha, depois de transcorridos quarenta anos, que, no dia de sua confirmação, o sineiro vacilou. Não deu as costumeiras três badaladas do sino após a pronúncia de seu nome. Um sentimento de vazio e de frustração acompanha este ex-confirmando até o dia de hoje. Em Santa Maria de Jetibá/ES as três badaladas ecoaram pela cidade nada menos do que 53 vezes na manhã do Domingo de Ramos de 2008.
Este era o número de confirmandos/as naquele dia. Nas demais Comunidades que compõem a Paróquia, o número de confirmandos/as foi menor, mas o momento foi igualmente significativo. Em Recreio, o culto de confirmação ocorreu no Domingo Judica. Eram 14 jovens. Em Alto Recreio 07 jovens foram confirmados no Domingo da Páscoa.
Após a participação nos três anos de Ensino Confirmatório e depois do dia inesquecível da Confirmação, desejamos que nossos/as jovens permaneçam na Palavra em que foram instruídos/as. Como o apóstolo Pedro, exortamos: “Santificai a Cristo, como Senhor, em vosso coração, estando sempre preparados para responder a todo aquele que vos pedir razão da esperança que há em vós” (1 Pe 3. 15)
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Valdemiro Zaager