|

  
Num clima de grande expectativa e louvor, no Domingo Cantate – 20.04 – foi instalado solenemente em funções pastorais na Paróquia de Juína no Estado de Mato Grosso, na Comunidade de Cotriguaçu, o obreiro Nilo Bidone Kolling.

O ato foi presidido pelo Pastor Sinodal, Mauri Magedanz, acompanhado por dois integrantes da Comissão Sinodal de Missão, Sra. Clarice Boeck de Cacoal/RO e de Ademar Eggert de Alta Floresta do Oeste/RO.

Palavras e presença de presbíteros e presbíteras das 11 Comunidades e Pontos de Pregação que iniciam em Terra Roxa em Juína e vão até o Rio Roosvelt em Guariba, Distrito de Colniza, ao Sul do Amazonas, não faltaram. Uma rodada de quase 1250 Km contempla as atividades nas comunidades encravadas entre os Rios Aripuanã e o Juruena. E neste trecho não se somam muito mais que 30 Km de asfalto! No entanto, creio que as distâncias podem ser encurtadas pelo calor e a nossa presença sinalizadora nesta grande Região Amazônica. Creio que meu envio para este meu 7.º Campo de Atividade Ministerial, quem sabe o último antes da aposentadoria, significa este mesmo desafio: não apenas preencher, mas arriscar a novidade advinda do Evangelho. Arrisquei e apostei neste aceite da Paróquia, colocarei meus dons e minha formação, minha experiência de 33 anos em Comunidades e Instituições da minha Igreja para juntos estabelecermos sinais de que o Reino de Deus possa ser percebível, por graça nesta abençoada terra de Deus, com espaço para todos/as seus filhos/as. Minha família é agradecida com esta possibilidade e conto muito com a disposição da minha companheira nestas andanças, bem como rogo suas orações para o ministério aqui, e que não nos faltem saúde, disposição e garra.

Após a instalação e as falas a Comunidade foi acolhida com um delicioso churrasco. Mas a festa não acabou aí: o novo obreiro em conjunto com a Comissão Sinodal de Missão deslocaram-se em direção a Colniza através de atoleiros via Nova Esperança e Nova União, para no feriado de 21 de abril, abaixo de toda a chuvarada da época, lá discutir e projetar com esta Comunidade a chance de tornar esta área uma área sinodal missionária a partir de 1.° de janeiro de 2009, com a vinda e envio de um/a novo/a obreiro/a para atuar na Região Norte da atual Paróquia de Juína.

Portanto: aqui Deus tem um lugar especial, e que a presença amadurecida da IECLB missionária seja uma bênção animadora no meio deste povo, que não se desalenta na fé em Javé, e que possui no Catecismo Menor do irmão Martin Luther, um vínculo construtivo de paz coletiva.

Nilo Bidone Kolling.