A IECLB em sua Constituição expressa a sua natureza ecumênica e de fé com “as Igrejas no mundo que confessam Jesus Cristo como único Senhor e Salvador.” E o Sínodo da Amazônia como órgão descentralizado da Igreja está participando efetivamente na organização e realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos/ãs.
De antemão testemunhamos sinais visíveis de que o Espírito Santo está agindo. O digo, pois, mais de 1000 pessoas já oram nesta semana pela unidade. Alguns temas abordados e pelos quais oramos nestes dias, quero pontuar:
1º- Somos cristãos e cristãs aqui. Dentro do que existe em nossa realidade. Mesmo dentro da Igreja nós continuamos a pertencer ao mundo.
2º- Mostrar que cristão/ã é aquele/a que usa os dons espirituais e materiais para construir um mundo mais humano e para todos e todas. Jesus nos enviou para dentro das estruturas do mundo. Nossa missão é divulgar o Evangelho e sermos mensageiros de Cristo aqui.
3º- Não nos deixemos seduzir pelo egoísmo, exclusivismo e pela corrupção. O nosso critério de vida e missão é Jesus expressado pela Palavra de Deus e não os critérios das pessoas.
4º- Todas as pessoas batizadas em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo em todos os tempo e lugares são a Igreja Cristã. Olhando para a nossa realidade de um templo diferente em cada esquina, cala fundo a intercessão de Jesus: “Pai que todos e todas sejam um … para que o mundo Creia.”
Porém, a unidade não se faz por decreto lei: é algo que tem que amadurecer no coração das pessoas e das Igrejas. Para que isto um dia possa ser uma realidade concreta, permanecemos, pois, firmes na comunhão e na oração sem cessar.
Mauri Magedanz – Pastor Sinodal do Sínodo da Amazônia
Ji-Paraná – RO, 08 de maio de 2008