Trilhando pelo caminho da unidade, as comunidades da Paróquia Evangélica de Confissão Luterana e da Paróquia Católica “Rainha da Paz”, de Santa Maria de Jetibá, participaram da Semana Mundial de Oração pela Unidade dos Cristãos. As celebrações ecumênicas aconteceram entre os dias 08 e 10 de maio de 2008 nos seguintes locais: Centro Comunitário da IECLB na Vila Jetibá, Centro Comunitário Católico na Vila Jetibá, Centro Comunitário Católico em Recreio, templo católico e templo luterano no centro da cidade de Santa Maria de Jetibá.
Equipes litúrgicas, grupos de canto, lideranças das duas Igrejas, padre, pastor e pastora ocuparam-se com os preparativos e com a coordenação das várias celebrações que, neste ano de 2008, tiveram um gostinho bem especial. Estamos comemorando o centésimo aniversário da Semana Mundial de Oração pela Unidade dos Cristãos. Foi nos dias 18 a 25 de janeiro de 1908 que o padre anglicano Paul Wattson inaugurava, em Garrison, Estado de Nova York, uma oitava de oração pela unidade dos cristãos. Em nosso País, esta iniciativa ecumênica está completando vinte e cinco anos. Desde a sua fundação, no ano de 1982, o CONIC (Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil) assumiu a realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos.
A significativa participação de católicos e luteranos – como também de uma família presbiteriana – nestas celebrações em Santa Maria de Jetibá, sob o tema “Orai sem cessar”, mostrou como é bom e salutar quando acontece uma troca harmoniosa dos dons entre irmãos e irmãs de várias denominações cristãs e quando temos a oportunidade de participar da caminhada ecumênica que sonha com uma diversidade reconciliada. Por fim ainda podemos dizer que esta semana foi de especial importância diante da boa expectativa de que, no ano de 2010, teremos mais uma Semana da Fraternidade Ecumênica.
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Valdemiro Zaager