|

Queridos irmãos e irmãs!

O Sínodo da Amazônia, a partir de seu contexto e motivado pelas ordens de Jesus; “vão a todos os povos… e façam que sejam meus seguidores” (Mt 28. 20) e “Tomem conta das minhas ovelhas” (Jo 21. 17), vem fazendo um processo de avaliação e planejamento da Missão. A Assembléia Sinodal de setembro de 2006 criou o Conselho de Missão para examinar, refletir, discutir e planejar a presença missionária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Norte.

Entrementes muito já se planejou e, pouco se concretizou. Contudo, devemos reconhecer que Deus manejou o nosso planejar e mantém a fidelidade luterana de fé em nosso Senhor Jesus Cristo, nas pessoas que querem ser parte de uma comunidade Luterana. Isto, afirmamos a partir do encontramos no sul do Estado do Amazonas neste ultimo final de semana (10 e 11 de maio). Mesmo sem uma presença efetiva da IECLB, a Comissão do Conselho Sinodal de Missão, em visita ao ponto de pregação Fazenda Palotina no Município de Boca do Acre–AM, testemunhou a ação do Espírito Santo, que reuniu para celebração de pentecoste e dia das mães, 37 pessoas.

Expressar que o Sínodo da Amazônia existe por graça, fé, amor e pela força do pentecostes não é exagero e, sim gratidão a Deus. Ainda que a sede do Sínodo esteja a mil quilômetros e a obreira mais próxima a 500 km – Porto Velho – RO, os irmãos e irmãs do ponto de pregação querem ser da IECLB.

A Comissão ouviu os membros, pontuou sobre a realidade Sinodal e ficou de prover três presenças de um/a obreiro/a no decorrer deste ano para que celebrações, estudos e o ensino confirmatório aconteçam.

Os desafios são enormes para o Sínodo da Amazônia e excedem a racionalidade, com uma área equivalente a 30% do território brasileiro para zelar pela missão de Deus. Contudo, com força a de Deus, a persistência de Cristo e o sopro do Espírito Santo, a unidade da IECLB, a fé e o despojamento das pessoas que congregam na Fazenda Palotina, manteremos os trabalhos missionários existentes e a ampliação da presença missionária nas áreas longínquas.

Queridos irmãos e irmãs, oremos e trabalhemos sem cessar para que o planejado seja realizado e, por conseqüência, a Missão de Cristo através e entre nós seja uma realidade concreta!

Mauri Magedanz – Pastor Sinodal do Sínodo da Amazônia