|


A Vila Dona Otília neste ano comemora o centenário da imigração alemã. Um dos eventos para marcar este fato aconteceu no dia 20 de abril com uma extensa programação: às 9h:30m celebração de culto ecumênico na comunidade Martin Luther; logo após inauguração do monumento em homenagem as famílias pioneiras deste lugar: Otto Fenner, Otto Milke e Ludwig Genz, com a presença de várias autoridades; ao meio dia almoço e a tarde festa, destacando a confraternização dos descendentes das três famílias pioneiras que tiveram a sua árvore genealógica exposta.

Resgatar e recontar a história é sempre um bom momento de reflexão, momento de conhecer e também de aprender. O Pastor Sinodal Renato Küntzer frizou na pregação do culto que a importância de resgatar e recontar a história está no fato de envolver a vida. Não é tão somente a história de datas, fatos e personagens, mas a história de Deus com o seu povo.

Com a palavra bíblica de 1Pe. 2.4-10 fomos lembrados da nossa função de sermos pedras vivas. “Vocês foram escolhidos para anunciar os atos poderosos de Deus que os chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz.” Como pedras vivas, “raça escolhida” temos a tarefa de conseguir ler e interpretar os sinais dos tempos. Darmos testemunho da nossa fé, assim como nossos antepassados o fizeram , deixando raízes e nos preparando para assumir responsavelmente a nossa vida.

Celebramos cem anos porque recebemos de nossos antepassados e antepassadas. Temos a tarefa e a responsabilidade de sermos pedras vivas também para as gerações futuras. Cumprir a tarefa para a qual Deus nos escolheu quando nos chamou da escuridão para a sua maravilhosa luz. Não somos comunidade perfeita, mas isso não anula a nossa vocação. Deus usa pessoas imperfeitas para construir seu reino. O importante é deixar Deus no usar e sermos seus sacerdotes no lugar onde vivemos e convivemos, na família, na profissão, no lazer na comunidade de fé, seja onde for.

A festividade do centenário da Vila Dona Otília se estende por todo ano, contando com várias programações. No dia 21 de setembro acontecerá a inauguração da galeria dos ex-pastores e pastoras. Você está convidado e convidada! Dona Otília tem prazer em te acolher e orgulho em comemorar cem anos.

Pastora Guisla Darlene Eichelberger