“Vinde a mim, todos os que estais cansados e sobrecarregados, e eu vos aliviarei” (Mateus 11.28). Em obediência a este convite amoroso de Cristo, um grupo de 58 pessoas enlutadas reuniu-se no período da tarde do dia 25 de maio de 2008, nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão luterana em Santa Maria de Jetibá. Este foi o terceiro encontro de enlutados realizado na Paróquia. Os dois primeiros ocorreram, respectivamente, nos meses de junho e de novembro do ano de 2007. Participaram deste último encontro familiares e amigos de 19 pessoas falecidas no período de 21/12/2007 a 18/05/2008. Textos bíblicos como o Salmo 42, João 11 (a morte e a ressurreição de Lázaro), Marcos 14.32-42 (Jesus no Getsêmani) e Lucas 24. 13-35 (os discípulos a caminho de Emaús) foram a base para o momento celebrativo e para os momentos de reflexão e diálogo.
Ter a oportunidade de conversar abertamente a respeito da condição de famílias ou pessoas enlutadas, partilhar a dor e a esperança, trabalhar a pergunta pelo sentido da vida em meio à morte, lidar com os sentimentos de culpa que costumam manifestar-se no período de luto, buscar impulsos para continuar a jornada da vida fortalecidos pela fé na ressurreição – eis algumas das motivações para a realização regular dos encontros de pessoas enlutadas.
Com a participação e com o apoio do Grupo de Visitação da Comunidade de Santa Maria de Jetibá, a equipe pastoral continuará tendo como uma de suas prioridades a visitação às famílias enlutadas como também a realização de outros encontros como este que acabou de ocorrer.
Texto e fotos: P. Valdemar Gaede