A Comunidade reunida para celebrar o Pentecostes, a pintura de seu centro comunitário, a elaboração do projeto que visa dotar a sede paroquial com um novo templo, o dia das mães foram motivos suficientes para fazer alguns e algumas brotarem lágrimas de júbilo e gratidão.
A liturgia elaborada de uma forma integrativa e responsiva pelas leituras da Palavra de Deus, cf. João 20:19 -23, Atos 2:1-21 e o texto de pregação cf. Números 11:24-30, deram a idéia do grande Mosaico. Mosaico de culturas, tradições, gênero, faixas etárias, costumes que hoje constituem a Comunidade Evangélica-luterana em Juruena.
As boas interpretações exegéticas dos teólogos P. Dr. Milton Schwantes e Pa. Ms. Sisi Blind auxiliaram o pregador, conforme Proclamar Libertação, n.º 32 a contemplar e trabalhar esta idéia de um mosaico que chama, analisa, brinda a Comunidade, mas que é mais: chama pelo Espírito Santo a se integrar e ser integradora. Comunidade que se integra vai e Comunidade integradora vem.
Centro Comunitário Pós Culto 11/05
Este movimento do vai e do vem, que integraliza a chance do mosaico de se colocar em movimento, como ação libertadora do Evangelho, como ação deste Espírito Santo, no dia de aniversário da Igreja, neste Dia de Pentecostes nos capacita a ser Igreja de Jesus Cristo neste lugar e nesta Região, onde o Deus da Vida está a nos colocar.
Quadra doada com placa indicativa
Organizarmo-nos, aqui, com solidariedade de muitos e muitas, de longe e de perto, para termos novamente nosso pequeno templo ao Deus da Vida, é ação corajosa e presente deste Espírito Santo que desce entre nós e vem habitar aqui em pentecostes, mas também em outros tantos dias tenebrosos e difíceis que nossa Comunidade viveu, vive e viverá. Já nosso passado, em plena década de 80, quando muitos eram iludidos no Sul, quando em poucas horas eram trazidos prá cá em aviões desde Cascavel, para aqui churrasquear e telefonar e chamar mais parentes para comprar terras, alguns olhavam para a Igreja, para o Hospital e para as Escolas. É claro que a Terra era importante. Mas e os acessórios? A venda e a comercialização? Passado este tempo de turbulência dos primeiros tempos, da malária sem fim, das chuvaradas que trancavam tudo. Vieram outros tempos. E mais outros a estes se somaram. Uma igrejinha bem pequena e de madeira foi erguida. Hoje precisamos reconstruir aquela que o tempo e a chuvarada não poupou. Agora sonhamos com um templo de alvenaria e que sirva para a glória de Deus, aqui agora onde centramos também os trabalhos da hoje Paróquia de Juína. Que esta lembrança do estabelecimento da força missionária da IECLB por todas as suas Comunidades nos dias de hoje, em sua campanha missionária, nos uma e nos liberte de egoísmos e outros ismos doentios para o trabalho pelo nós, integrativo e próprio do Evangelho, Cidadão pleno e cheio de coragem. Pronto para a colocação de sinais que são mais para Juruena e Região.
Primeiros Luteranos chegando em 1982
Com súplicas, com a intercessão geral, após o chamado para a Celebração inclusiva da Ceia do Senhor, a Comunidade experimentou ensaiar seu compromisso maternal: as mães presentes foram convidadas a receber uma palavra de bênção especial. O presidente da Comunidade Hédio Rehbein , gaúcho de Candelária/RS abraçou calorosamente cada mãe presente, e teve um momento ímpar, já que sua mamãe, com 75 anos é a de mais idade e pôde estar no altar neste momento… Reconhecimento por sua caminhada corajosa, agradecimento dos filhos e filhas, carinho dos seus companheiros e netos/as. Neste sinal foram abraçadas e benditas por todos os presentes.
1.º Templo (ao lado da oficina)
Assim Juruena, irmanou-se na Campanha Nacional de Missão da IECLB e suas Comunidades o farão nos próximos domingos e dias na proposta pedagógica de Vai & Vem!