|

No final de semana de 23 a 25 de maio teve início o Planejamento Estratégico Participativo (PEP) no Projeto Missionário da Comunidade de Resende. Agora este é o projeto-piloto da IECLB no Programa Sustentabilidade da FLM – Federação Luterana Mundial. A proposta foi acolhida pela Comunidade de Resende e recebeu apoio da Diretoria do Sínodo e do Pastor Sinodal, Guilherme Lieven.

O foco inicial do trabalho desenvolvido com o Pastor Edélcio Tetzner e mais doze lideranças foi a sensibilização dos participantes com os objetivos do Programa Sustentabilidade da FLM. Estes pretendem acompanhar e gerar de forma sustentável espaços para reflexão e práticas teológicas que criem uma cultura e espiritualidade de planejamento em todos os níveis da Igreja. Buscam também identificar dons e talentos para colocá-los à disposição da Missão de Deus. As quatro dimensões, evangelização, comunhão, diaconia e liturgia do texto-base do PAMI – Plano de Ação Missionária da IECLB e os três eixos transversais (formação, comunicação e sustentabilidade) fizeram parte das discussões e reflexões.

A dinâmica adotada criou momentos de espiritualidade e ambiente propício à participação das lideranças. Com a metodologia sugerida pelo Programa Sustentabilidade, foi possível avançar duas etapas: Missão e Visão de Futuro. A continuidade dos trabalhos ficou agendada para 7 de junho próximo.

O encerramento deste primeiro encontro de planejamento estratégico participativo, coordenado pelo representante da IECLB no Programa Sustentabilidade da FLM, Sr. Miltom de Oliveira, aconteceu em culto no Templo da Comunidade Evangélica Luterana de Resende. Na oportunidade foram ainda apresentados o vídeo da Mensagem do Pastor Presidente da IECLB, P. Dr. Walter Altmann, por ocasião do lançamento da Campanha Nacional de Missão e os três vídeos da Campanha “Vem e Vai”.