Entre os dias 15 e 20 de maio, em Rodeio 12, aconteceu a primeira etapa do seminário “Mitarbeiter Qualifiziert Fuehren (MQF)” – Liderança Qualificada no Ambiente de Trabalho. O curso foi conduzido pelo diácono Christoph Von Stritzky e pelo pastor Dr. Kay Ulrich Bronk, ambos da Alemanha. Os palestrantes integram o Instituto Evangelisches Regionalzentrum Westkueste e o Christian Jensen Kolleg. Há dez anos a dupla realiza esses cursos na Igreja do Norte do Elba, visando qualificar lideranças eclesiásticas. O evento foi trazido ao Brasil por iniciativa da pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat, do Sínodo Vale do Itajaí.
“O seminário trouxe o desafio de melhorar a capacidade para reconhecer conflitos e para superá-los sempre de forma participativa e dialogal, seja no ambiente de trabalho ou na vida comunitária. Com esse objetivo, a ênfase do curso não recai sobre o aconselhamento pastoral – apesar de levá-la em consideração. Mas sim, sobre a organização em termos de planejamento, objetivos e divisão de tarefas”, declara a pastora Karen Bergesch, da pastoral escolar do Colégio Cônsul Carlos Renaux.
O objetivo do seminário, neste primeiro momento, foi de qualificar os pastores sinodais e pessoas da direção da Igreja na busca da solução de conflitos e de maior eficiência em liderança. Para tanto, a compreensão da situação, o autoconhecimento e a comunicação são fundamentais. Nessa perspectiva, os palestrantes conduziram o grupo com textos, dinâmicas, jogos, análises e diálogos ao longo de cinco dias de intenso trabalho.
“Através da superação de conflitos todo o corpo eclesiástico é enriquecido e fortalecido. A Igreja, por meio de suas comunidades, escolas e instituições e, ainda, toda a sociedade são beneficiadas, pois o trabalho é realizado em forma de rede. Todos os pontos se conectam por meio de nós que entrelaçam a rede. Todos os nós são importantes. Se um estiver rompido, toda a rede fica fragilizada. Cada nó trançado fortifica a rede. Assim, a cada conflito solucionado, a Igreja como corpo de Cristo fortalece a união e a reconciliação”, enfatiza a pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat.
Ao final do encontro, os participantes receberam ainda tarefas para a preparação da próxima fase que acontece em setembro, deste ano, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS. Os dois palestrantes retornam em março de 2009 para a etapa final do curso.
Participaram os pastores e vice-pastores sinodais dos sínodos Uruguai, Vale do Taquari, Nordeste Gaúcho, Rio dos Sinos e Vale do Itajaí. Representantes da secretaria-geral da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), da Casa Matriz de Diaconisas, do Centro de Ensino Médio Pastor Dohms e do Colégio Cônsul Carlos Renaux também estavam presentes no curso.