|

O secretário executivo da Fundação Luterana de Diaconia (FLD, com sede em Porto Alegre/RS), Silvio Schneider, está deixando a função no final de junho para assumir novo desafio, a convite da Federação Luterana Mundial, como seu representante para o Programa do Serviço Mundial na Colômbia. Silvio, junto com a esposa Janine, deve fixar residência na cidade de Bogotá.

Um evento de despedida e homenagem a Silvio e Janine foi realizado no dia 11 de junho, iniciando com uma devocional na sede da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), seguida de um café da manhã para amigos e parceiros na FLD. O evento, organizado pela equipe da FLD e pela Diretoria Executiva, surpreendeu e emocionou o secretário executivo. “Avalio esses oito anos como um período extremamente criativo e de crescimento pessoal e institucional. Através de apoio a grupos organizados conseguimos juntos fazer uma diferença para melhorar a qualidade de vida e constatar a enorme capacidade de protagonismo existente no povo brasileiro na luta por direitos de cidadania e justiça social”, disse Silvio.

Carlos Hopfer, presidente do Conselho da FLD, veio especialmente de Santa Catarina para a homenagem. “Agradecemos profundamente a dedicação e o empenho de Silvio Schneider e desejamos que ele e sua esposa tenham um novo tempo cheio de realizações”, disse, entregando uma placa comemorativa em nome do Conselho, da Diretoria e da equipe da FLD.

Maria Inês Rodrigues Brum, do Movimento de Consciência Negra Palmares (São Leopoldo), falou em nome dos grupos parceiros. “O apoio da FLD, financeiro – mas também de assessoria técnica – devolveu a visibilidade da nossa ong ao cenário municipal e como um todo. O projeto apoiado pela FLD – Juventude construindo cidadania no Vale do Sinos – virou a nossa ‘menina dos olhos’ e somos muito agradecidos”, relatou ela. Ana Cristina Kirchheim falou em nome da equipe da FLD e Sighard Hermany, representando o Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor (CAPA), assessorado pela Fundação.

Ao encerrar o momento das falas, o pastor presidente da IECLB, Walter Altmann, lembrou que Silvio sempre valorizou a manutenção dos vínculos da FLD com a Igreja Luterana. “Também, muito claramente, colocou uma grande energia para fazer da Fundação Luterana o braço estendido da Igreja para a sociedade civil”, confirmou.

Silvio agradeceu a todos aos que o acompanharam na caminhada. “Agradeço a Deus e aos membros do Conselho Deliberativo, do Conselho Curador, da Diretoria Executiva, da Comissão de Projetos e colegas da equipe executiva da FLD, da IECLB e aos muitos amigos e amigas das agências e instâncias de cooperação ecumênica, notadamente EED, PPM, FLM, ELCA, OMEL e Mission Eine Welt.”

Também “aos irmãos e irmãs das periferias urbanas, aos quilombolas e agricultores familiares com quem trabalha o CAPA, e aqueles organizados em movimentos populares, como o Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e o Movimento dos Sem Terra (MST), aos povos indígenas com quem trabalha o Conselho de Missão entre Índios (COMIN – também assessorado pela FLD), aos grupos organizados de mulheres e jovens negros que lutam pela superação do racismo, da violência e da exclusão social, a todas essas pessoas com quem convivi nesse tempo expresso o meu agradecimento especial, pois neles encontrei a força, a coragem, a fé, a esperança e o amor testemunhado na pessoa, nas palavras e nas ações de Jesus Cristo.”

Para ocupar o cargo deixado por Silvio Schneider, o pastor presidente Walter Altmann indicou e a Diretoria Executiva da FLD aprovou a contratação de Carlos Gilberto Bock. Carlos atua como assessor especial da Presidência da IECLB. Tem em sua trajetória uma passagem pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), como secretário adjunto, pela Coordenadoria Ecumênica de Serviço (CESE), como coordenador de consulta sobre Diaconia e Cidadania, e pelo antigo Serviço de Projetos da IECLB, como secretário executivo. É membro do Conselho da Federação Luterana Mundial e preside o Comitê de Programa do Departamento de Missão e Desenvolvimento da FLM.