|

A Campanha de Missão chega ao seu final. A proposta é que se faça um culto de enceramento nesse fim de semana – ainda que algumas comunidades e paróquias estejam definindo a sua própria agenda.
Para a realização do culto de encerramento, a pastora Ana Isa dos Reis preparou uma proposta de subsídios litúrgicos. Veja a seguir:

PROPOSTA DE SUBSÍDIOS LITÚRGICOS PARA O CULTO
DE ENCERRAMENTO DA CAMPANHA NACIONAL
DE OFERTAS PARA A MISSÃO VAI VEM
MISSÃO DE DEUS – NOSSA PAIXÃO
LITURGIA DE ENTRADA
Acolhida

L. Desde o domingo de Pentecostes, quando celebramos mais uma vez a festa da Igreja Cristã, estamos nos envolvendo com a missão de Deus e nos deixando apaixonar por ela. O Pentecostes, que impulsionou as pessoas batizadas a se engajarem na missão de Deus, também nos motivou, como IECLB, a exercitarmos nossa missão de sermos Igreja que vai ao encontro das pessoas, também as convidando: vem fazer parte! Esse desafio do Pentecostes se tornou concreto através da nossa Campanha de Missão Vai-Vem: missão de Deus – nossa paixão.

Como comunidade, nos envolvemos com essa campanha para captarmos recursos que financiarão projetos missionários em nossos Sínodos e em toda a IECLB e para reforçarmos a unidade de nossa Igreja e a importância de vivermos nosso Batismo através de ações concretas que auxiliem especialmente aquelas comunidades menores e mais frágeis. Durante esse período, que começou lá em 11 de maio e vai ainda até dia 30 de setembro, refletimos sobre a missão de Deus, sobre a caminhada que tivemos como igreja até aqui e a necessidade desse passo para a autonomia da IECLB, confeccionamos e distribuímos cofrinhos Vai -Vem e também envelopes (SUGESTÃO – descrever aqui algumas ações que exemplifiquem como a Campanha fez parte da vivência comunitária, compartilhando o que foi feito durante sua duração), enfim, nos deixamos apaixonar pela missão de Deus, ofertando com gratidão e alegria para que os trabalhos missionários sejam fortalecidos, desenvolvidos e até mesmo iniciados.
Oração do dia [na folha]
L. ou C.: Misericordioso Deus, tu que chamaste pessoas em todos os tempos a se engajarem no trabalho em tua seara, nós te agradecemos porque nos despertaste a assumirmos nosso compromisso batismal, nos apaixonando por tua Missão. Agradecemos-te, Senhor, por todo o trabalho que foi realizado durante a Campanha missionária dessa tua Igreja, por todas as ofertas recolhidas, por cada doação feita com alegria e rogamos que todas as ofertas recebidas auxiliem tua Igreja a cumprir sua ação missionária de ir ao encontro do teu povo e chamá-lo a vir fazer parte, se apaixonando por tua Missão. Por Jesus Cristo que, contigo e com o Espírito Santo, vive e reina eternamente. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA
Oração Geral da Igreja
L. Vamos exercitar nossa tarefa de orarmos, trazendo nossos motivos de gratidão e intercessão. Oremos:
L. Querido e bondoso Deus! Achegamo-nos a ti com alegria, pois tu mesmo crias, sustentas e impulsionas a Igreja através do poder do teu Espírito. Suplicamos que teu Espírito esteja presente em nossa Igreja, seus sínodos e suas comunidades, impulsionando para uma vida ativa, missionária e comprometida com o teu chamado e o teu envio. Agradecemos-te, misericordioso Deus, porque nos apaixonaste por tua Missão, nos engajando na Campanha missionária da tua IECLB, ofertando com gratidão e alegria e assumindo o compromisso batismal de sermos igreja missionária. Rogamos, ó Deus, que tu nos preenchas com sabedoria para que as ofertas arrecadadas com a Campanha ajudem na edificação do teu Reino, através do auxílio às tuas comunidades. Misericordioso Deus, que teu Espírito nos oriente na nova etapa que inicia com o encerramento dessa Campanha Vai-Vem, a fim de que muitas comunidades sejam fortalecidas em seus projetos missionários e, assim, continuem se engajando na ação missionária. Intercedemos, ó Deus, que teu Espírito continue vivificando nossa vida, para que nos apaixonemos diariamente pela tua Missão, que vai ao encontro das pessoas e as convida a participar.
[SUGESTÃO: Outros motivos da Oração geral da Igreja podem e devem seguir após essa primeira parte.]

LITURGIA DA CEIA DO SENHOR
Preparo da mesa e Ofertório
L. O ofertório é o momento da liturgia em que damos a Deus parte do muito que temos recebido. Com isso, mostramos nossa gratidão e nosso compromisso com a causa da Missão de Deus. As ofertas desse culto são destinadas a bolsas de incentivo para estudantes de Teologia. [SUGESTÃO: Explicar a finalidade dessa bolsa e a importância que ela tem para os estudantes que não têm condições de bancar o custo de seu estudo]. Desde maio, temos confeccionado e distribuído cofrinhos da nossa Campanha Missionária, possibilitando nosso engajamento apaixonado nessa ação, ofertando com gratidão e alegria.
[SUGESTÃO: Enquanto são recolhidas as ofertas em dinheiro destinadas às bolsas de incentivo aos estudantes de teologia, são trazidos à mesa os elementos da Ceia: fruto da videira e o pão, e também são levados os cofrinhos e as doações para a Campanha de Missão. Talvez seja ideal providenciar uma credência (que é uma espécie de mesinha colocada perto do altar para apoiar/colocar objetos) para poder colocar as doações da Campanha, a fim de não deixar a mesa da comunhão cheia demais, sem o devido espaço para os elementos da Ceia.]
(Hino Ofertório): HPD 2: 424 (O pão nosso) ou 419 (Na mesa do Senhor) OU Miriã 1:
26 (Os cristãos tinham tudo em comum) ou 28 (Preparação das ofertas)

Oração eucarística
(O/a celebrante convida a comunidade a colocar-se em pé e acompanhar a oração de mesa)
L. O Senhor esteja com vocês.
C. E também com você.
L. Vamos elevar os nossos corações a Deus.
C. Ao Senhor os elevamos.
L. Demos graças ao Senhor, nosso Deus.
C. Isso é digno e justo.
L. Sim, é digno e do nosso dever dar-te graças, ó Deus Criador, em todos os tempos e lugares. Graças te damos por te fazeres presente em nossa vida, nos apaixonando por tua Missão. Graças rendemos a ti, ó Deus, pela dádiva dos recursos materiais que a campanha missionária arrecadou e pela oportunidade que tivemos em ofertar com gratidão, exercendo nossa tarefa batismal de nos sustentarmos uns aos outros e umas às outras. Damos-te graças, acima de tudo, porque vieste até nós em teu Filho. Jesus viveu entre seu povo, foi ao encontro de todas as pessoas, especialmente daquelas que sofriam e que eram discriminadas e chamou todas as pessoas a serem suas discípulas. Porque estava envolvido com tua Missão, Jesus foi odiado e morto na cruz. Mas ele ressuscitou glorioso, vive contigo, e o aguardamos voltar como prometeu. Reunimo-nos ao redor desta mesa da comunhão porque Jesus o ordenou; pois na noite em que foi entregue, Jesus tomou o pão, o partiu e o deu a sua comunidade de discípulos, dizendo: Tomai e comei; isto é o meu corpo, que é dado por vós; fazei isto em memória de mim. Por semelhante modo, depois de haver ceado, tomou também o cálice e, tendo dado graças, o deu aos que estavam à mesa, dizendo: Tomai e bebei dele todos. Este cálice é a nova aliança no meu sangue. Fazei isto, todas as vezes que o beberdes, em memória de mim. Envia teu Espírito Santo, para que, partilhando o pão e o fruto da videira, nos tornemos em Cristo um só corpo que se apaixona pela missão e se compromete com ela e com teu povo. Lembra-te, Senhor, das pessoas que já não estão mais entre nós, também daquelas que se engajaram em tua Missão. Reúna-nos todas no banquete por ti prometido e do qual esta Ceia é pré-anúncio. A ti, trino Deus, louvamos-te, cantando:
C. ♪ Por Cristo, com Cristo e em Cristo, seja a ti, Pai todo-poderoso, na unidade do Espírito Santo, toda a honra e toda glória, agora e para sempre. Amém, amém, amém.

LITURGIA DE DESPEDIDA
Avisos [na folha]
[SUGESTÃO: Aqui, além dos avisos da própria Comunidade e Paróquia, pode ser compartilhados o que foi feito durante a Campanha e quanto cada atividade arrecadou e, se for possível, dar um valor total que até aquele momento tenha sido arrecadado, lembrando, novamente, a finalidade dessa Campanha e o destino que o Sínodo dará, lembrando também que a IECLB irá aplicar os outros 50% em frentes de trabalho em todo o Brasil.]

Envio
[SUGESTÃO: A Campanha de Missão convidou todas as pessoas: VAI ao encontro uns dos outros e umas das outras e VEM fazer parte dessa Igreja e desse mutirão missionário. Agora, depois desses meses de Campanha, convidando: VEM engajar-se e apaixonar-se pela missão de Deus, somos desafiados: VAI cumprir a ação missionária. Por isso, num movimento que pode ajudar a traduzir nosso desafio de agora, com a graça de Deus, aplicarmos sabiamente todos os recursos arrecadados nas mais diferentes frentes de trabalho, a comunidade pode ser convidada a sair do templo e receber o envio fora das portas da Igreja, lembrando que essa Campanha quer chegar além de nossos muros e alcançar o povo de Deus em todo o Brasil e nos recordar que somos Igreja Missionária.]