Recebemos e compartilhamos com pesar a notícia do falecimento do P. Dr. H. C. Joachim Herbert Fischer. Seu falecimento ocorreu sábado, 5 de julho de 2008. Sua saúde não resistiu a insuficiências no sistema circulatório, que o levaram à hospitalização e intervenções cirúrgicas.
Joachim Herbert Fischer nasceu em Falkenau, na Saxônia – Alemanha, em 8 de abril de 1930. Casou com Ingrid Eva Graustein Fischer. De sua união matrimonial nasceram duas filhas, Martina e Andrea.
O sepultamento será realizado hoje, domingo, 6 de julho, às 15:00h, saindo da Casa Matriz de Diaconisas, onde está sendo realizado o velório, para o Cemitério Municipal de São Leopoldo (RS).
Pastor Joachim Fischer formou-se em Teologia na Universidade de Erlangen, na Alemanha. A seguir, realizou curso de doutorado na área da História da Igreja, também na Alemanha. Foi ordenado para o ministério pastoral em 22 de maio de 1960, em Speyer.
Veio ao Brasil, onde, a partir de 3 de agosto de 1960, passou a atuar como professor de História Eclesiástica na Escola Superior de Teologia (São Leopoldo/RS). Atuou como docente neste centro de formação teológica até o dia 1º de julho de 1992, quando se aposentou.
Em sua atividade docente e em sua vida pessoal, marcou gerações de comunidades e obreiros e obreiras da IECLB. Sinal de reconhecimento e gratidão por sua atuação é o fato de ter sido homenageado pela Escola Superior de Teologia com o título de Doutor Honoris Causa.
Em 1990, quando completou 60 anos de vida e 30 anos de atividade na IECLB, ex-colegas e ex-alunos homenagearam-no com uma publicação. Na apresentação deste livro, escreve o pastor Dr. Martin Dreher: “Nosso presente pela passagem de teu aniversário leva por título ‘Peregrinação’, pois entendemos que tua vida foi peregrinação, segundo a graça de Deus. Quando nasceste, ninguém poderia imaginar que algum dia, após peregrinações em tua pátria, viesses a emigrar para o Brasil, aí ser pastor e professor da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Aqui vieste constituir família, aqui nasceram tuas filhas. Como peregrino, pudeste constituir-te bênção para muitas pessoas”.
Rogamos que a fé na ressurreição fundamente e fortaleça nossa esperança em meio à dor da despedida e da saudade. No lema bíblico desta semana buscamos inspiração para nossa ação: “A semente que caiu na boa terra são os que, tendo ouvido de bom e reto coração, retêm a palavra; estes frutificam com perseverança” (Lucas 8.15). Quem teve a graça de conviver com o pastor Joachim Fischer pode perceber o quanto sua vida foi expressão desta palavra bíblica. Deus sabe a quantas pessoas seus ensinamentos, em palavra e ação, serviram de modelo.
Pastor Ms. Edson E. Streck, secretário do Ministério com Ordenação, pela Direção Geral da IECLB
Veja textos de Joachim Fischer no Portal Luteranos.