|

Isaías 55. 11 – Deus diz: “A palavra que sair da minha boca não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.”

A palavra do profeta Isaías foi dirigida ao povo de Israel que estava no exílio na Babilônia. São palavras de ânimo, de coragem. Todo o capítulo 55 traz promessas de fartura, de abundância e de bem-estar. Ele chama ao arrependimento e mostra que a compaixão de Deus é muito superior aos pensamentos humanos. Ele mostra que a volta à pátria amada está dentro do plano bondoso de Deus; dentro do plano de salvação de Deus.

Quando tento atualizar essa palavra penso na busca das pessoas que são seduzidas por promessas religiosas que prometem bem-estar e sucesso como prova do agir de Deus. “Basta você provar sua fé (dando grandes ofertas), que Deus abrirá seus tesouros de bênçãos.” Assim poderíamos resumir a ação dessas igrejas.

Se você prestar atenção verá que as promessas de Deus tem algo de diferente: elas incluem uma caminhada com as pessoas, um compromisso que não se esgota em algumas bênçãos, mas numa relação de fidelidade. Essa relação não isenta de sofrimento. Sofrimento, que geralmente é garimpado pela infidelidade e desobediência humana, mas também sofrimento que é imposto por aqueles que se opõe ao projeto de Deus.

Ao povo de Israel, Deus mostra que está atento e que a palavra que anuncia o fim das dores e dos sofrimentos não voltará até que tenha cumprido seu propósito, assim também a palavra que exorta as pessoas más para que mudem sua maneira de viver.

Que tipo de recepção a Palavra de Deus está encontrando em nossa vida? Ela está encontrando receptividade, fé e compromisso? Ou ela está encontrando resistência, adiando em nossas vidas aquilo que Deus quer realizar?

Que seja motivador para a tua semana saber que o propósito de Deus é fazer com que suas promessas e seu chamado a nós sejam tão fortes e tão insistentes que não desistem até cumprir o seu intento. Que nós tenhamos um coração aberto para o agir de Deus. Assim nosso viver será, de fato, sob a bênção de Deus.

Lembre-se: Jesus demonstrou que viver na bênção é viver na presença de Deus em plena e profunda comunhão. É isto que está reservado também para você. É você que decide o que fazer com esta oferta. Amém.

Oração: Senhor bondoso. Que teu amor e tua misericórdia preencham meu ser. Que eu possa ser grato e fiel a ti. Que, junto aos que crêem, possa me comprometer com teu reino de vida e luz. Em meio a louvores ou em meio a lutas e sofrimentos possa te servir. Que jamais duvide que tens o comando em tuas mãos. Amém.

Carlos Fruehauf, pastor,  Vice-Orientador Sinodal OASE
Paróquia Evangélica de Chapada