|

De 21 à 25 de julho de 2008, realizou-se na Setrem, mais uma atividade da OASE Sinodal, o tradicional Retiro de Jejum e Desintoxicação, coordenado pela Sra. Marlene Gede.

Durante o Retiro, as participantes tiveram a oportunidade de desenvolverem seus dons artísticos e culinários. Confeccionaram estrelas de cinco pontas, um anjo, decoraram caixinhas de madeira e quadros com a técnica de decoupage, tricotaram mantas de lã, bordaram, prepararam pães, iogurte, sabão medicinal de própolis, amaciante de roupas e schampoo.

Além dos ensinamentos da Sra. Marlene, tiveram a oportunidade de assistir uma palestra do Engenheiro Agrônomo Edgar Martin, de Giruá, sobre o tema “Os sais minerais e a saúde humana para viver mais…e melhor”

As participantes foram questionadas: O que foi essa semana para ti?

– “foi um presente, veio para reorganizar o intestino, não foi para emagrecer, mas sim para ter uma vida mais saudável”.

– “foi bom para mim que estou na terceira idade, é a terceira vez que participo e agora meu intestino funciona melhor”.

– “sempre estou inchada e nestes dias do Retiro isto não aconteceu, pois tomei quatro copos de água morna todas as manhãs”.

– “é a quarta vez que faço, sou uma incentivadora da alimentação natural e do retiro. Desde o inicio do ano, espero que o mês julho chegue rápido para participar do retiro. É um momento de libertar-se do meu lar e de fazer novas amizades”.

Bianca Giacobbo, de Soledade, disse: “é a primeira vez, não conhecia o trabalho, tudo foi novidade, vim indicada por uma amiga. Foi muito melhor que ir a um spa, adorei viver com o grupo. Até fiz pão. Dei uma “brecada” na minha vida, com certeza irei voltar no ano que vem. Vim com gripe, intestino preso e volto recuperada e animada”.

– “é um presente para o corpo e a mente, se renova, desprende-se, se renasce, desejo que este programa continue”.

Lourdi Bender (Presidente da OASE Sinodal) Merlene Gede (coordenadora do programa), Nadir Klauss (tesoureira sinodal da OASE) e Noeli Abentroth (coordenadora do retiro no Sínodo);

Participantes mostrando suas obras de arte após prontas;

Momento de desentupir o ouvido com charuto chinês;

Momento de sovar o pão integral;

Marlene e Bianca dividindo a massa do pão para colocá-lo nas formas.