|

Alegria, comemoração e reflexão marcaram a entrega da reforma da casa pastoral à Comunidade Evangélica Luterana de Feliz, realizada na noite do dia 28 de julho. A casa, que já está sendo ocupada pelo pastor Jorge Klein, que assume a comunidade em agosto, passou por várias modificações internas. Cerca de 60 pessoas, participantes da comunidade, demostraram surpresa e admiração com o resultado das obras.

Segundo Johannes Hennig, presidente da Comunidade Evangélica de Feliz, cerca de R$ 70 mil foram investidos na obra. “Substituímos o forro e o piso, que eram de madeira e estavam tomados de cupins. Com isso, portas também foram trocadas e a parte da estrutura do telhado que estava mais danificada foi arrumada. Além disso, a escadaria que une os três lances da casa (a parte prinicpal com a garagem e o sótão) também foi reconstruída, agora com concreto e piso”, explica Johannes, que também é arquiteto. A casa também foi toda pintada por dentro e um banheiro a mais foi incluído na estrutura, que conta com três quartos e demais dependências.

“O objetivo deste trabalho é tornar a casa habitável. Desejo que os futuros habitantes tenham o conforto necessário para desenvolver com eficiência e alegria seu trabalho junto à comunidade”, afirma Johannes. O presidente da Paróquia Evangélica, Paulo Haas, destacou que a obra foi um dos maiores desafios que já enfrentou, e que ver o resultado enche seus olhos e o coração de alegria. “Tínhamos a opção de demolir esta casa e construir outra, ou então deixá-la sem reformas e alugar outra residência para o pastor. Entretanto, não pudemos fazer isso, pois esta casa tem um grande significado para a comunidade evangélica, ela faz parte da nossa história”, salienta.

Na cerimônia de entrega, o teólogo Paulo Jahnke ministrou uma celebração em companhia do pastor sinodal Altemir Labes, do Sínodo Nordeste Gaúcho. Em suas preleções, eles destacaram a importância de a comunidade se unir em pequenas ações que geram grandes conquistas. “Que esta casa possa ser uma grande árvore, onde cada pássaro da comunidade construa um ninho, transformando este espaço no reflexo de todos, promovendo uma grande comunhão”, afirmou o pastor Altemir.

Todas as comunidades envolvidas – de Feliz, Vale do Lobo e Coqueiral – foram lembradas durante a cerimônia. “Todos deixaram seus projetos internos de lado em prol de um bem comum, um projeto maior. A todos os membros destas comunidades, que formam a nossa paróquia, só temos que agradecer”, afirma o presidente Paulo Haas. Ele lembrou, ainda, que a casa é de todos, e que seu maior desejo é que as pessoas vão até ela, onde poderão conversar com o pastor, buscar aconselhamento, torná-lo ainda mais membro de toda a comunidade.

Durante a cerimônia, o coral da comunidade evangélica de Feliz entoou diversos cantos. Ao final, o grupo prestou uma bela homenagem ao téologo Paulo pelo trabalho realizado nos últimos meses à frente da comunidade. Após encerrar suas atividades em Feliz, Paulo será transferido para Vila Pavão, no Espírito Santo, onde exercerá atividades por um ano e meio, para então ser ordenado pastor.