|

Sob este tema, apresentado pelos pastores Rubens Horst de Campinas e Germanio Bender de Limeira, reuniram-se os presbíteros/as e lideranças das Paróquias que integram a União Paroquial de Campinas no Lar Luterano Belém, no dia 02 de agosto.

Os mais de 50 participantes, vindos de diferentes comunidades, foram desafiados a refletir sobre o que é missão e o que é diaconia e qual a relação entre os dois. Após os estudos apresentados pelos dois pastores, os participantes, em grupos, refletiram que sobre as perguntas as seguintes perguntas:

1. Qual a relação que existe entre diaconia e missão?
2. Qual a diferença entre diaconia e assistência/ação social? O que fazemos em nossas comunidades é diaconia ou ação social?
3. Em sua comunidade, há ações concretas ou projetos diaconais com vistas à missão da Igreja? Quais as limitações/dificuldades e os alcances dessas ações?
4. O texto sugerido como leitura prévia (Diaconia – o agir restaurador e curador da comunidade, PAMI, p.46-50), sugere ações diaconais relativamente simples e praticáveis em nossas comunidades. Sobre isso:
a) Quais dessas ações podem ser executadas em sua comunidade?
b) Quais dessas sugestões são impossíveis de realizar?

Pastor Rubens Horst – Campinas-SP

O encontro foi muito proveitoso, pois serviu para demonstrar que somos muito tímidos em iniciativas e práticas diaconais em nossas comunidades e que a diaconia pode ser e quer ser uma ferramenta de ação missionária. Os presbíteros/as e lideranças presentes aceitaram o desafio de continuar a reflexão sobre este tema em suas comunidades a fim de que atividades já realizadas possam ser feitas num espírito de serviço ao evangelho e que outras possam, especificamente diaconais possam ser implantadas.

(Pastor Germanio Bender)