O Sínodo da Amazônia, a Diocese de Ji-Paraná, o Projeto Pe. Ezequiel e a Cáritas Diocesana lançaram campanha educativa para as eleições municipais 2008.
O voto é um direito de todos/as os/as cidadãos/ãs que vivem em regime democrático, esse consiste em escolher individualmente o/a candidato/a que assumirá a representação de toda a sociedade. A Igreja Evangélica de Confissão Luterana, pautado no Evangelho, é co-responsável pela vida do mundo. E, como, a sua administração é feita por pessoas escolhidas pelo voto, temos o compromisso de auxiliar na orientação de como exercer essa conquista de forma responsável.
O voto é uma conquista do povo brasileiro, principalmente dos mais pobres, das mulheres, dos analfabetos e jovens, que por séculos não puderam votar… há não muito tempo, as eleições eram disputadas a “bico de pena”, no “cacete”, “por procuração” e uma infinidade de conchavos com o intuito de fraudar as eleições.
A campanha seu VOTO vale VIDAS é essencialmente educativa. Alertar contra a corrupção, delineando as suas varias idtas. A compra de votos está caracterizada quando o canditado/a promete vantagens pessoas, oferta dinheiro, cestas básicas, óculos, cadeira de rodas, passagens de ônibus, jogos de camisa para times, atendimento hospitalar, cirurgias, em fim, tudo isso é corrupção.
Irmãos e irmãs lembrem-se quem COMPRA O VOTO não tem compromisso no futuro com você e, QUEM VENDE não tem a quem cobrar.
Ainda lembro que uma pessoa capaz de utilizar de suborno e compra de votos não será um bom representante do povo. A corrupção se mostra antes mesmo da posse do cargo público, por isso, sugiro que analisem o/a canditado/a. Vejam a honestidade, transparência, engajamento com a luta do povo, programas consististes e não promessas mirabolantes, respeito ao povo e suas organizações, empenho pela justiça social, fidelidade partidária, forma de custear a campanha e gastos e, se for a reeleição, uma boa pedida é ver o que essa pessoa tinha de bens matérias quando assumiu e o que tem hoje.
Ao votar não esqueça! Vote consciente! O seu VOTO vale VIDAS.
Mauri Magedanz – Pastor Sinodal do Sínodo da Amazônia.