Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br
Dois dias de muita confraternização e aprofundamento musical. Desta forma definiram-se as datas de 3 e 17 de agosto, com a realização dos Encontros de Coros do Sínodo Vale do Itajaí. A professora de Técnica Vocal Liara Roseli Krobot participou nas duas ocasiões e realizou um trabalho aprofundado com os coralistas. Entre os grupos presentes destacaram-se as crianças, adolescentes e jovens; e representantes da Paróquia de Piçarras.
No primeiro encontro, na Comunidade Gustavo Adolfo (Paróquia da Vila Itoupava), participaram integrantes de corais de Blumenau e Pomerode. No total foram 11 grupos inscritos e aproximadamente 250 cantores. A comunidade local também prestigiou o evento.
“Ano a ano a qualidade dos nossos grupos de música e corais melhora. Nós temos uma grande preocupação com a qualidade, não só do repertório, mas de todas as fases que integram um coral. Não tenho dúvida da importância que a música e o louvor têm na vida da comunidade”, enfatiza a presidente do Conselho Sinodal, Léa Stange de Oliveira.
Na segunda rodada foi a vez da Paróquia Bom Pastor, em Brusque, receber músicos, regentes e cantores das paróquias de todo o Sínodo Vale do Itajaí, e inclusive, do Sínodo Norte Catarinense. Cerca de 180 pessoas, divididas em nove grupos, se encontraram na Igreja Bom Pastor. Ambos os eventos encerraram com um culto especial, oficiado pelos pastores locais.
“Esta fórmula de dividir em dois dias e aprofundar o conhecimento na área musical tem dado cada vez mais certo. O que propomos é um evento curto e que não se torne cansativo. Se a demanda aumentar, para o ano que vem, podemos até pensar em três domingos”, lembra a coordenadora do Conselho Sinodal de Música, Rúbia de Oliveira.
Para o próximo ano já estão agendadas as datas de 2 e 16 de agosto. Os locais ainda não foram definidos, porém existe a idéia de reunir o encontro no Litoral e no Médio Vale, para que, ainda mais pessoas possam prestigiar a programação.