|

Dos dias 20 a 24 de julho de 2008, realizou-se o 19º Congresso Nacional da Juventude Evangélica da IECLB e o 5º Fest´Art em Santa Maria de Jetibá, na região serrana do Espírito Santo. O Sínodo Sudeste foi representado por 10 jovens e uma obreira. Pela Paróquia São Paulo – Centro, o representante foi Thomas Kang, 23 anos, que substituiu Débora Ludwig (também da Paróquia Centro) como delegado do Sínodo Sudeste nas reuniões do Conselho Nacional da Juventude Evangélica (CONAJE).

 

O evento contou com a participação de quase 700 pessoas, representando praticamente todos os sínodos da IECLB. O primeiro dia do evento foi marcado pela montagem das “tendas falantes”, onde os participantes puderam conhecer o trabalho de outros sínodos por meio de apresentações de slides e materiais diversos expostos por cada sínodo. Na segunda-feira (durante a tarde) e terça-feira (no horário da manhã), ocorreram as sessões do CONGRENAJE. Cada delegado presente em seu sínodo teve direito ao voto em assuntos gerais ligados a JE.

 

Nos dias seguintes, houve palestras que focalizaram e reforçaram bastante a proposta do tema do congresso: “Sou a presença de Deus no mundo”. As palestras, feitas por obreiros da IECLB, tiveram profundo embasamento bíblico e foram bastante produtivas segundo a impressão geral.

 

O 5º Fest’Art se iniciou na segunda-feira à noite, após uma breve celebração. O evento de abertura contou com a presença do Secretário de Cultura e Turismo de Santa Maria de Jetibá e com a presença de uma banda que executou músicas populares da cultura pomerana. Terça-feira à noite, a prefeitura local cedeu ao evento um trio elétrico e fizemos uma passeata pelas ruas da cidade, anunciando que nós da juventude “somos presença de Deus no mundo”. Tivemos momentos de louvor e de reflexão ao ar livre, contando também com a presença do público em geral.

 

Na noite da quarta-feira, todas as oficinas apresentaram o resultado das produções realizadas. Tivemos a interação dos participantes das outras oficinas com a de artes plásticas, bem como tivemos acesso às apresentações de teatro, música, artes circenses, canto coral, entre outros e também tivemos uma bela apresentação de dança pomerana de um grupo local. Na quinta-feira à noite, ainda participamos da Festa do Colono, tradicional festa da cidade, onde a banda tocou no palco músicas tocadas no Congresso e foram apresentados resultados das oficinas do Fest’Art para o público da cidade.

 

É necessário ressaltar a intensa participação da comunidade local de Santa Maria de Jetibá, que garantiu o sucesso do congresso. Os anfitriões foram muito receptivos, criando um ambiente acolhedor e fraterno. Além disso, os jovens certamente fizeram grandes amigos nesses dias de encontro. Os jovens do Sínodo Sudeste, muitos dos quais não se conheciam, já se organizaram para começar um trabalho conjunto e para manter contato entre si.

 

Todos os jovens certamente saíram do CONGRENAJE pelo menos pensando em uma mensagem clara do Evangelho: a necessidade de sermos presença de Deus no mundo através de nossa fé e do amor ao próximo. Oramos para que muitos dos compromissos assumidos pelos jovens de incentivar o trabalho das JE’s e envolver os grupos em atividades diaconais possam dar muitos frutos.

 

Thomas Kang

Membro da Paróquia Centro de São Paulo

(com colaboração de Marcos Mouren)