Teólogo alemão da atualidade analisa teses de um dos mais influentes pensadores do século passado
Nesta quarta-feira, 10 de setembro, cerca de 50 pessoas assistiram à palestra pública do dr. Ulrich H. J. Körtner (ao lado), professor titular da Universidade de Viena, na Áustria. No Salão Nobre da Faculdades EST, Körtner procurou esclarecer um pouco do pensamento de Rudolf Bultmann (1884-1976), teólogo alemão, um dos mais influentes do século XX, que se destacou com seus escritos históricos e interpretativos sobre o Novo Testamento.
O tema abordado foi a Dogmática como exegese consequente? Da relevância da exegese para a teologia sistemática na esteira de Rudolf Bultmann. A palestra, realizada em língua alemã, foi projetada em um telão em português para facilitar a compreensão do público e evitar a necessidade de tradução simultânea.
INFLUÊNCIA – Para o palestrante, Bultmann tem um conceito próprio sobre modernidade. Ele explica que a tese do teólogo é a de que a humanidade contemporânea, que se acostumou com os avanços da ciência, como a invenção da luz elétrica, do rádio e da medicina moderna, por exemplo, não pode aceitar o conceito mitológico do mundo expresso no Novo Testamento. “A teologia de Rudolf Bultman continua sendo indicativa do caminho a seguir pelo fato de que o teólogo manteve e procurou renovar a unidade de teologia crítica e igreja sob as condições da modernidade. Bultmann igualmente criticou o modelo pré-moderno da teologia dogmática, ao mesmo tempo em que se contrapôs à eticização neoprotestante da teologia, que levaria, em última análise, à sua dissolução”.
Körtner acrescenta que Bultmann expôs, na sua Enciclopédia teológica, que a determinação da existência humana por Deus, como compreendida pela fé cristã, só se torna acessível por meio dos textos bíblicos. “Segundo Bultmann, na verdade jamais existe neutralidade frente aos textos bíblicos, mas apenas uma recusa ou então uma abertura frente à demanda posta por eles. Onde se assume a postura de pretensa objetividade, isto é, a pura perspectiva do observador, trata-se factualmente da postura da incredulidade. Inversamente, a fé não é uma premissa independente dos textos, mas um modo bem determinado de entendê-los, em que o intérprete aprende a entender a si próprio de maneira nova através e frente ao texto”, esclarece.
PALESTRANTE – O professor Körtner é um dos mais renomados teólogos protestantes alemães da atualidade na área da teologia sistemática, especialmente hermenêutica e ética, com vasta bibliografia. Esta é sua primeira visita ao Brasil, onde dá curso intensivo sobre hermenêutica teológica no Programa de Pós-Graduação da Faculdades EST até o final desta semana. Seu livro sobre o mesmo assunto está sendo traduzido e será publicado pela Editora Sinodal em 2009. Editou um livro sobre A Polêmica da Biomedicina, publicado em português pela Editora Loyola, em 2007. Em 2002, foi premiado como “cientista do ano de 2001” pelo clube dos jornalistas de educação e ciência.
De acordo com o pró-reitor de Pós-Graduação e Pesquisa da Faculdades EST, dr. Rudolf von Sinner, que realizou a tradução simultânea das perguntas do público, a palestra do dr. Ulrich Körtner será publicada nos Estudos Teológicos em 2009.
Saiba mais sobre a Faculdades EST – A Faculdades EST foi criada em 1946 como Faculdade de Teologia. Hoje, além do bacharelado em Teologia – primeiro curso no Brasil a receber autorização oficial de funcionamento pelo MEC – possui o bacharelado em Musicoterapia – único na área dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. Atua também na educação profissional, com a oferta de cursos técnicos em música e enfermagem, e em cursos de Extensão em diversas áreas do saber. Sua Pós-graduação em Teologia é distinguida com a nota máxima na Capes. É uma instituição ligada à Rede Sinodal de Educação e à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Localiza-se na Rua Amadeo Rossi, 467, no bairro Morro do Espelho, em São Leopoldo, ao lado do Colégio Sinodal e a 500 metros da Estação São Leopoldo da Trensurb.