|

Os obreiros e as obreiras (30) do Sínodo Sudeste reuniram-se em Cantareira, São Paulo, nos dias 15 a 17 de setembro. O Sínodo Sudeste conta com 45 pastores e pastoras, 8 obreiras/o diaconais e 1 obreira catequista.

 
O tema de estudo foi a ACOLHIDA, ou o acolhimento. A ética e a etiqueta da acolhida, gesto presente nas nossas relações pessoais e comunitárias. A acolhida apresenta-se, nos dias de hoje, como um grande desafio para as comunidades cristãs. O pastor Dr. Victor Linn, da Igreja da Paz, Paróquia de Santo Amaro, coordenou as plenárias de estudo. A partir do foco da psicanálise ele facilitou a percepção maior do pano de fundo que envolve o acolhimento. Desta forma ajudou a desmontar diagnósticos e propostas simplistas relacionadas a essa demanda.
 
A Conferência tem como principal propósito promover a atualização e formação dos Obreiros e Obreiras. Mas, também é um espaço para a convivência e a partilha dos diversos assuntos que envolve o Ministério e a Igreja; para acolher os novos obreiros, que vieram nos últimos meses assumir o Ministério em comunidades do Sínodo; e para partilha dos desafios e das alegrias dos Ministérios com Ordenação.