|

“O Deus Eterno é a minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? Deus me protege de todo perigo; não ficarei com medo de ninguém.” (Salmo 27. 1).

Após intenso trabalho do conselho Sinodal, pela manhã, deste sábado, compartilhamos um gostoso almoço e então iniciamos às 14 hs as atividades da Assembléia Sinodal.

A meditação inicial nos foi dirigida pelos Pastores Jéferson e Edson. Eles usaram a palavra a cima citada, nos mostrando que não precisamos ter medo, pois Jesus prometeu estar entre dois ou três,  reunidos em seu nome. Desta forma contamos com a sua presença nesta assembléia sinodal e podemos conduzi-la e partcipar dela sem medo.
 No Sinodo da Amazonia, vivemos em um contexto diferenciado, pois somos pouco mais de oito mil batizados numa area de mais ou menos trinta por cento do território nacional. Ainda fomos lembrados que todos somos diferentes, mas também, que em Cristo, somos um só corpo. Então, fomos ainda animados a partir do Evangelho, a vermos que todos somos presbíteros convidados a cuidarmos do rebanho de Deus, ou seja, cuidarmos uns dos outros, servindo-nos mutuamente e também da natureza.

Após a meditação, foi composta a mesa, que assim ficou: Presidente da Assembléia Sr. Martin Ninke, vice-presidente Pa. Jandira Keppi, Presidente do Conselho Sinodal Elias Hilário Wachholz, P. Sin. Mauri Magedanz, Representante Sinodal no Conselho da Igreja Sr. Valtencir Kaiser e o 2º Pastor vice-presidente P. Sin. Carlos Augusto Müller. P. Carlos inicialmente nos saudou com a Paz de nosso Senhor Jesus Cristo. A seguir nos transmitiu a saudação de nosso Pastor Presidente Walter Altmann e também de nosso 1º vice-Pastor Presidente Homero Severo Pinto.

Depois disso tivemos um dia inteiro de trabalho. Foram muitos assuntos discutidos, amadurecidos, votados e aprovados. No Sínodo da Amazônia estamos em uma parte de nossa Igreja, IECLB, onde a Missão de Deus, se faz cada vez mais necessária, para este contexto em que o mundo inteiro volta seus olhos. Integrados e cada vez mais enraizados nesta região, clamamos a Deus em seu infinito amor que continue despertando seu povo, e que a sua missão, torne-se Nossa Paixão.

O encerramento da Assembléia Sinodal, deu-se com a celebração de culto, com a posse dos eleitos na assembléia: Martim Ninke, Presidente da Assembléia; Elias Helário Wachholz 1º Suplente;  e Ademar Eggert 2º Suplente; Veneza Teles Donini Ensling, como representante sinodal na FLD e Erivelton Reinke como seu suplente.

Com base na temática: teimosia na fé, fomos motivados para seguirmos em frente com esperança sempre renovada.

P. Jonas Ronei Gunsch, coordenador do departamento de comunicação sinodal e P. Elson Lauri Rysdyd, vice-pastor Sinodal