No último domingo, dia 27 de setembro, aconteceu na Comunidade de Padre Gonzáles o Congresso Paroquial da OASE. Os grupos de OASE das Comunidades de Bom Progresso, Bela Vista, Três Passos, Esperança do Sul, Bom Jardim e Santo Antônio estavam presentes para este momento de comunhão e capacitação. Sendo assim, estiveram presentes 73 senhoras que desfrutaram de um domingo de muita alegria comunhão e formação e confraternização.
As atividades do Congresso iniciaram com o Culto dirigido pelo Pastor Ernobio Velten e a Diácona Cátia Patrícia Berner que, a partir dos textos bíblicos de Romanos 12 e a parábola do “Bom Samaritano” refletiram sobre a importância do “testemunho, da comunhão e do serviço” na vida comunitária da IECLB e, especialmente, na dinâmica da ação dos grupos de OASE.
A palestra de capacitação este a cargo do Pastor Günter Padilha que abordou o seguinte tema: OASE: Por quê? Como? Para que? Durante a palestra foi enfatizada a importância missionária da OASE, pois, cada vez mais, as novas gerações são cuidadas e educadas pelas avós, membros dos grupos de OASE. Outro aspecto importante levantado na palestra foi a necessidade da OASE fazer seu serviço-diaconia para além dos muros da comunidade que pertencem, indo “buscar os caídos na beira do caminho” da sociedade. Também, foi levantado, pelo Pastor Günter, a necessidade dos grupos planejarem suas ações, delimitando objetivos e avaliando os sucessos e os fracassos alcançados durante o ano de atividade do grupo para, que assim, a OASE seja mais eficaz no seu testemunho, comunhão e serviço.
Após a palestra os grupos foram desafiados a apresentarem pequenos esquetes sobre como as mulheres da OASE podem ser boas samaritanas na atual realidade social. Durantes as apresentações as ações mais freqüentes foram: a visitação aos membros afastados, doentes e idosos. Também foi apresentada a necessidade do resgate dos saberes tradicionais no cultivo de plantas medicinais.
Durante a tarde houve apresentações artísticas e por parte das participantes do Congresso e do Coral do Colégio Ipiranga que apresentou seis canções. Durante o Congresso foi realizada a eleição da coordenação paroquial da OASE. Foram eleitas para Coordenadora a senhora Nadir Klaus e para Vice-Coordenadora Elmi Guillande, que foram instaladas para um mandato de dois anos.
O Congresso foi encerrado com a celebração da Ceia do Senhor, onde todas as pessoas presentes puderam desfrutar da comunhão de mesa ofertada pelo próprio Deus. Foi um dia especial de partilha da vida e da fé que deixou um gostinho de “quero mais” para o próximo Congresso que já está marcado para acontecer na Comunidade de Três Passos no dia 27.09.2009.