|

O Pastor Presidente Dr. Walter Altmann e o Secretário Geral Pastor Nestor Friedrich apresentaram ontem pela manhã, dia 16, os relatórios da Presidência e Secretaria Geral – volume I – e de Finanças – volume III. O volume II, também entregue aos conciliares, congrega informações sobre instituições, setores de trabalho e entidades com vínculo confessional que atuam no âmbito da IECLB. Os documentos foram aprovados pela plenária.

No relatório entregue no Concílio de Panambi (2006), enfatizei a necessidade de conscientização do novo modelo de ser da IECLB, decorrente da sua reestruturação, e que sua efetiva implementação dependia do trabalho dos sínodos e, principalmente, dos obreiros que atuam na IECLB”, relatou o presidente do Conselho da Igreja, Milton Laske. “Preguei que um novo paradigma de trabalho é necessário, voltado especialmente para a descoberta dos dons dos membros das comunidades, que devem ser chamados e preparados. Também observei que nossos obreiros são os operadores para que o novo modelo estrutural possa realizar o seu potencial. Para isso, a Igreja deveria estar ao lado deles.”

De acordo com Laske, isso ainda é válido, especialmente no mundo atual, onde predomina o individualismo e a resistência ao engajamento e ao compromisso solidário. “Temos dificuldade de nos desvencilharmos do velho modelo de assistencialismo eclesiástico que nossas comunidades impõem aos seus obreiros e que na atual sociedade se acentua ainda mais. Com isso, nossos obreiros são cada vez mais exigidos para o atendimento direto de pessoas e de pequenos grupos”, avaliou.

Já o Pastor Altmann lembrou o lema do Concílio, conforme as Senhas Diárias, é Isaías 25.9: “Naquele dia, todos dirão: Ele é o nosso Deus. Nós pusemos a nossa esperança nele, e ele nos salvou. “Essa visão e promessa do profeta Isaías resume muito bem o sentido do ser igreja”, escreve ele na abertura do relatório. “Depositando nessas palavras nossa fé e confiança nos reunimos como IECLB e apresentamos o relatório da Presidência. É a prestação de contas que fazemos para os conciliares e toda a IECLB.”

O Secretário Geral Pastor Nestor iniciou a apresentação do trabalho das diversas secretarias e da equipe como parte de uma grande orquestra, onde cada grupo de instrumentos e cada músico têm um compromisso específico na execução da música a ser apresentada, constante no repertório, que é a sua missão. “No final, no concerto para valer, o que vai aparecer e o que realmente valerá é o conjunto da obra.”