Entre os dias 15 e 19 de outubro, foi realizado na cidade de Estrela, nas instalações do Colégio Martim Luther e Comunidade Evangélica de Estrela, o XXVI Concílio da IECLB.
O sínodo esteve representado por três delegados, Daniel S. Richter, Johannes Hennig e Harry Pilger; pelo representante no Conselho da Igreja, Gerhard Kleine e pelo Pastor Sinodal Altemir Labes. Também pela Coordenação Nacional da JE, Jacsom da Rosa também esteve presente.
O assunto que permeou todas as reflexões e decisões do concílio foi a continuação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), sob o tema central Missão de Deus – nossa Paixão, com base também nos testemunhos e experiências da Campanha de Missão realizada neste ano.
Através dos relatórios do Presidente do Conselho da Igreja, Miltom Laske, do Pastor Presidente, Walter Altmann, e Secretaria Geral, podemos refletir que nossa igreja está caminhando bem, com alguns assuntos a serem aprofundados e desenvolvidos, tais como na área de Administração e Pessoal.
Foi apresentado aos conciliares o plano operacional do PAMI, ou seja, um documento de orientação para as comunidades e diversas instâncias da IECLB de como colocar em prática efetiva o PAMI. Esse plano articula a vivência missionária em 4 dimensões: Evangelização, Comunhão, Diaconia e Liturgia. E nestas 4 dimensões perpassam três eixos transversais: Formação, Sustentabilidade e Comunicação. Na área da Formação também foi encaminhado e aprovado pelo Concílio, o PECC – Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB, abrangendo todas as fases da vida e alicerçada na prática de Jesus e na confessionalidade evangélica luterana. Também cabe ressaltar que o PECC foi aprovado como mais um instrumento de orientação.
Compartilhamos a Mensagem Final do XXVI Concílio da IECLB.
Abaixo compartilhamos mais fotos do encontro e ao final a impressão pessoal de cada um dos delegados do sínodo.
Confira através das fotos o que aconteceu durante o Concílio…
Culto de Abertura na quarta à noite.
Celebrações Matutinas
Transmissão ao vivo dos cultos e plenárias pela internet.
Lanches da manhã e tarde especialmente preparados pelas
OASES locais.
Foi lançado o site do JOREV Luterano. Acesse www.jorevluterano.com.br
Culto de Encerramento
Benção e Envio dos conciliares e pessoas presentes
Símbolo do Sínodo Nordeste Gaúcho sendo entregue
para o Sínodo Noroeste Rio Grandense
Recebendo o símbolo do Sínodo Paranapanema
“Este XXVI Concílio da IECLB, teve como tarefa principal a discussão e elaboração do plano operacional do PAMI 2008-2012. Um momento como este é sempre uma grande oportunidade de intercâmbio de idéias e crescimento na fé. A preocupação com a missão na nossa igreja, perpassou nossas reflexões nas câmaras e plenárias. Sentimo-nos muito bem com a carinhosa acolhida da comunidade local, proporcionando um ambiente tranqüilo para que o Concílio pudesse transcorrer bem.” (Altemir Labes – Pastor Sinodal)
É bom ver e sentir que outros irmãos e irmãs também são apaixonados pela nossa igreja, que são apaixonados pela Missão de Deus neste mundo. É bom reafirmarmos que se chegamos até aqui, é por que nosso bondoso e querido Pai nos tem ajudado e sustentado. Muitos foram os assuntos e temas discutidos em torno da missão: “O que é ? Qual o nosso papel ? Como planejar e colocar em prática ? “ Muitos desafios nos batem a porta, e neste concílio senti que nossa Igreja está abrindo a porta! E não somente a porta, mas janelas, e principalmente seu coração missionário. Nossa Igreja está viva e comprometida com o amor de Deus. Estamos aprendendo a partilhar esse amor com o nosso próximo, e não só com o nosso próximo, mas também com nossos irmãos e irmãs “distantes”. O amor é a menor distância entre nossos corações. Por isso, alicerçados neste amor incondicional e revelado em Jesus Cristo e em toda a criação, podemos confiar e nos colocar a disposição da missão de Deus. Missão de Deus nossa paixão !” (Daniel Streb Richter – delegado do sínodo)
“O XXVI Concílio da IECLB é o quinto da qual participei. Cada um tem a sua característica própria e serve para o engrandecimento de nossa IECLB, ajudando no seu crescimento e fortalecimento para a maior glória de Deus, nosso Senhor”. (Gerhard R. Kleine – representante no Conselho da Igreja)
Devoções, testemunhos, deliberações, ouvir, levar adiante, compartilhar, desafios, moções, Pami, câmaras, relatórios, plenárias, novo conhecimento. Isto é Concílio, isto é missão de Deus – nossa Paixão. Obrigado por estar aqui”. (Harry Pilger – delegado do sínodo)
Este é mais um concílio que tem os principais itens pautados na missão da IECLB e o seu crescimento como igreja, através de um planejamento conciso e constante” . (Johannes Hennig – delegado do sínodo)