Lançamento do Programa PAIS
No dia 22 de outubro de 2008, no Centro de Formação Diocesano, foi oficialmente lançado e assinado o programa PAIS – Produção Agroecológica Integrada e Sustentável, que é uma parceria estabelecida entre a Fundação Banco do Brasil, Sebrae e o Ministério da Integração Nacional.
O PAIS é uma tecnologia social que visa apoiar e financiar a implantação de hortas em forma de mandala em pequenas propriedades sem uso de agrotóxicos e adubos químicos, com princípios agroecológicos, a fim de diversificar a produção, garantindo assim o aumento na renda, consequentemente o fortalecimento do processo de inclusão social e segurança alimentar dos envolvidos.
Com o propósito de fortalecer, articular e dar visibilidade as experiências de produção agroecológica no Estado de Rondônia, a COOCARAM juntamente com o Projeto Pe. Ezequiel – Diocese de Ji-Paraná, a Comissão Pastoral da Terra – RO e demais entidades não governamentais e governamentais*, instituíram a AROA – Articulação Rondoniense de Agroecologia que, vem discutindo estratégias conjuntas e eficazes para a disseminação da agricultura Agroecológica, garantindo assim, a utilização sustentável dos recursos naturais existentes, sendo o PAIS, mais uma das ferramentas que vem auxiliar na consolidação de práticas agroecológicas no Estado.
No convenio assinado no dia 22/10 a proponente é a COOCARAM – Cooperativa dos Produtores Rurais Organizados para Ajuda Mútua, ela será responsável pela execução do Programa perante a Fundação Banco do Brasil. Sendo as entidades parceiras, da Articulação Rondoniense de Agroecologia – AROA, as responsáveis, juntamente com a COOCARAM, em dispor as equipes técnicas para orientar as famílias na sua área de abrangência. Além do compromisso firmado com as Instituições, será firmado compromisso com as famílias envolvidas, com o intuito de estabelecer critérios de continuidade no programa.
No Estado de Rondônia serão implantadas 200 hortas nos municípios distribuídas em 06 pólos:
Pólo 1: Municípios de Ariquemes e Jaru (25 unidades)
Pólo 2: Municípios de Ouro Preto, Vale do Paraíso e nova União (22 Unidades)
Pólo 3: Municípios de Urupá, Teixeropólis e Mirante da Serra (31 unidades).
Pólo 4: Municípios de Ji-Paraná e Presidente Médici (41 unidades).
Pólo 5: Municípios de Cacoal e Ministro Andreaza (42 unidades);
Pólo 6: Municípios de Nova Brasilândia, Alta Floresta, São Miguel do Guaporé, Seringueira, Costa Marques, São Francisco e Alto Alegre dos Parecis ( 22 unidades);
Com a assinatura do convenio, deu-se início ao programa que terá como próxima atividade a capacitação dos técnicos multiplicadores da tecnologia social PAIS, com data a ser marcada em reunião da COOCARAM e AROA.
*AROA – Articulação Rondoniense de Agroecologia é composta pelas seguintes organizações: Projeto Padre Ezequiel, Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Ji-Paraná, Projeto Terra Sem Males, CEPLAC, EMBRAPA, FETAGRO, Projeto RECA, Projeto Natureza Viva, COOACARAM/ACARAM, CPT, ADA-AÇAÍ, EFA, STTR, IBAMA, SEMATUR/OPO, DFDA, INCRA, ALPA, COOPFLORA, COOTRARON, ORG. PANDEREJ, TERRITÓRIOS.
VIA CAMPESINA: MST, MPA, MAB.
Roseli Maria Klauck Magedanz
assessora agrícola da CPT – RO.