Tobias Mathies
tobiasmathies@terra.com.br
Nem chuva, vento ou frio espantaram os mais de 180 luteranos que presenciaram o nascimento de uma nova comunidade da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Em São João Batista (SC), no último sábado (25), uma celebração, mais que especial, deu a arrancada do projeto missionário coordenado pelo Sínodo Vale do Itajaí e pela União Paroquial de Brusque.
A motivação da pastora sinodal Mariane Beyer Ehrat, e de todas as lideranças que estavam presentes, foi anunciada a cada palavra dita. “A missão de Deus é a nossa paixão, por isso estamos em São João abrindo as nossas portas, abrindo os nossos braços”, enfatiza. Durante a prédica, Mariane reforçou pontos importantes do Plano de Ação Missionária da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) e disse que missão se faz ao arregaçar as mangas, unir-se a outras pessoas e confiar em Deus. “Agradeço a todos, que de alguma forma, tornaram este sonho, realidade”.
A presidente do Conselho Sinodal, Léa Stange de Oliveira, trouxe uma mensagem de motivação. Para ela, outras localidades precisam fazer o mesmo. “Não precisamos pensar somente em cidades, mas também em bairros que não tem a presença luterana”. De acordo com Léa, ao iniciar um plano missionário é preciso planejamento estratégico e pessoas dispostas a servir.
O presidente da União Paroquial de Brusque, Luiz Carlos Ferraz, relatou um breve histórico da caminhada deste projeto e se emocionou ao ver que a Igreja estava dando um grande passo a concretização de uma comunidade missionária e na conquista de mais famílias para o trabalho e evangelização, diaconia e celebração. “Quero ver esta Igreja ficar pequena”.
O município de São João Batista pertence à Paróquia Unidos em Cristo (União Paroquial de Brusque). Até, então, o atendimento às quase 20 famílias era realizado pela pastora Lígia Delandrea. Agora, este desafio será compartilhado com o bacharel em teologia e candidato no período prático de habilitação ao Ministério (PPHM), Cristiano Ritmann. A nova comunidade vai estender seus braços para os municípios vizinhos de Nova Trento, Canelinha e Tijucas.
Dos 23 municípios que compõe o Sínodo Vale do Itajaí, São João Batista é o que mais se destaca quando o assunto é crescimento populacional. Nos últimos anos aumentou quase 50 por cento. Estes índices são causados pelo número de famílias que migram do Rio Grande do Sul e das cidades vizinhas em busca de emprego. A indústria calçadista é muito forte na região e referência no país.
O templo foi dedicado na celebração de sábado e está localizado na Rua Leopoldina Brasil, 659. A secretaria da paróquia atende no telefone (47) 3350-5221 ou com o PPHM Cristiano pelo número (48) 3265-2183.