|

Orientadas pelo lema bíblico “Conservemos firmes a nossa confissão” (Hebreus 4.14), as comunidades que fazem parte da União Paroquial Santa Maria, no Sínodo Espírito Santo a Belém, reuniram-se, em 31 de outubro de 2008, na cidade de Santa Teresa/ES, para celebrar o Dia da Reforma. As caravanas começaram a chegar ao local do encontro às 8 horas. Depois de um café da manhã compartilhado, a celebração teve início.

Sob uma estrutura feita de cordas, em forma de tenda, preparada antecipadamente, as pessoas participantes foram acolhidas. Durante a parte da liturgia de entrada a estrutura da tenda foi, aos poucos, sendo adornada com tiras de papel colorido conforme as cores da Rosa de Lutero. Cada pessoa havia recebido, no momento da chegada, a sua tira de papel, ainda enrolada. Em cada momento da liturgia de entrada, as pessoas que tinham papel de uma determinada cor foram convidadas a amarrar a sua fita na estrutura da tenda na seguinte seq&uumlência: confissão de pecados – cor preta; absolvição – cor vermelha; abraço da paz – cor branca; glória – cor azul; oração do dia – cor amarela.

Cada um destes momentos também foi relacionado com os símbolos que compõem a Rosa de Lutero: cruz, coração, pétalas brancas, fundo azul e círculo dourado. Desta forma, ao ser encerrada esta parte litúrgica, a tenda que acolhia pessoas luteranas e visitantes, já tinha adquirido um colorido todo especial.

E foi este ambiente multicolorido que as crianças encontraram ao entrarem no espaço de celebração conduzindo uma grande Rosa de Lutero, preparada por elas mesmas num outro ambiente. Cânticos infantis, muita descontração e alegria fizeram parte deste momento.

Na parte da liturgia da palavra, a comunidade reunida refletiu sobre os quatro pilares da Reforma: Graça, Fé, Escritura e Cristo. Na medida em que o tema era desenvolvido, os pilares – feitos de tecido e com os respectivos dizeres – apareciam aos fundos do altar.

O feliz encontro das comunidades teve prosseguimento com a celebração da Ceia do Senhor e foi encerrado ao meio dia com a confraternização do almoço.
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz
Edição: Valdemiro Zaager