O pastor Geraldo Graf foi recebido pela Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte. No culto, na manhã de 16 de novembro, em ato litúrgico presidido pelo Pastor Presidente Dr. Walter Altmann e pelo Pastor Sinodal Guilherme Lieven, o pastor foi instalado para coordenar e executar as atividades do Ministério Pastoral.
O pastor Geraldo Graf veio do Sínodo Espírito Santo a Belém, onde atuou como pastor na Paróquia em Colatina-ES. Com trinta anos de Ministério reúne experiências variadas como pastor e como co-responsável da gestão de comunidades e Paróquias da IECLB. No Culto de instalação assumiu o compromisso de exercer o Ministério Pastoral na Comunidade em Belo Horizonte conforme o chamado de Deus, manifestado em sua Ordenação para o Ministério Pastoral, e conforme as normativas da IECLB.
Foto: Ato de Instalação do Pastor Geraldo Graf
Em esperança e sob a Palavra de Deus, o pastor Geraldo Graf, ao lado da sua esposa Adélia, com seus assistentes: Pa. Aneli Schwartz, Sr. Adnilson da Silva Verdin, a presidente da Comunidade Christiane Hoffmann de Castro, diante da Comunidade reunida e de Deus foi proclamado pastor da Comunidade em Belo Horizonte pelo Pastor Presidente da IECLB e pelo Pastor Sinodal do Sínodo Sudeste-IECLB.
A presença do Pastor Presidente, Dr. Walter Altmann foi saudada com o reconhecimento da importância dessas oportunidades de interação entre as comunidades, o Sínodo e a Direção da IECLB. O Pastor Walter Altmann chegou em Belo Horizonte no Sábado, dia 15 de novembro, quando encontrou-se com o Presbitério da Comunidade. E lá permaneceu até o final da tarde do domingo. Ao mesmo tempo a visita do Presidente à Comunidade foi também uma visita ao Sínodo Sudeste, ao oprtunizar a interação com o contexto da IECLB na capital de Minas Gerais e dialogos com o Pastor Sinodal Guilherme Lieven.
O Culto foi seguido por um almoço comunitário, que reuniu mais de 70 participantes. A confraternização traduziu o momento de confiança e de esperança do Pastor Geraldo Graf, das lideranças e dos membros da Comunidade.
A presença e testemunhos da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Belo Horizonte são marcados por uma abençoada história. A partir de 1912 famílias passaram a ser acompanhadas por pastores da Comunidade Luterana de Juiz de Fora, que percorriam o interior do Estado. A Comunidade foi fundada em 1933. Nos anos 80 foi construído o Lar para idosos denominado Luisa Griese. Isso levou, em 1990, à fundação da Instituição Beneficente Martim Lutero que posteriormente passou a ser responsável por outras unidades de ação diaconal: Creche Cantinho Amigo, Centro de Integração Martinho e Oficina de Esperança.
Hoje a comunidade, além das atividades diaconais coordenadas pela Instituição Beneficente Martim Lutero, congrega em cultos e em outras atividades da Igreja, pessoas e famílias da cidade de Belo Horizonte, Betim, Pampulha, Divinópolis e região.
Foto: Pastor Geraldo Graf