Trezentas e cinquenta pessoas da terceira idade participaram de mais uma edição do “Altenfeier” na Comunidade de Santa Maria de Jetibá. O evento acontece todos os anos, sempre no período do Advento. Desta vez a data escolhida foi 14 de dezembro de 2008.
Os preparativos para este encontro tão esperado envolveram vários grupos de trabalho da comunidade: presbitério, equipe de cozinha, grupo de jovens, grupo de teatro, grupos musicais, OASE e outras pessoas voluntárias. Mais uma vez deu para sentir como foi grande o esforço de cada equipe para que tudo estivesse pronto até a hora do início.
Ao meio dia os bancos do templo já estavam todos ocupados. Aí deu-se início a um culto eucarístico nas línguas alemã e pomerana. Os cânticos litúrgicos e hinos foram acompanhados pelo organista e pelo grupo de metais. Além disso, um pequeno grupo havia se preparado para apresentar algumas canções natalinas antigas: “Alle Jahre wieder kommt das Christuskind”, “Süsser die Glocken nie klingen”, “O Tannenbaum” e “Morgen kommt der Weihnachtsmann”. Logo após o encerramento do culto entravam em cena os componentes do grupo de teatro, fazendo a encenação da história do nascimento de Jesus, conforme os evangelistas Mateus e Lucas, também em língua pomerana.
Encerrado o culto, todos se dirigiram ao salão comunitário e confraternizaram num café da tarde. Depois novamente voltaram ao templo, onde foram presenteados com lembranças do Altenfeier 2008. O relógio já marcava 16 horas quando a programação foi encerrada. Assim esperamos que, quem veio participar, tenha sentido algo daquilo que diz a canção: “Nunca os sinos soam tão doces como no tempo de natal. É como se anjinhos novamente cantassem de paz e de alegria como cantaram na noite santa! Sinos de sagrados sons, soem por toda a terra!”.
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz e Valdemiro Zaager