|

Buritis situa-se no noroeste do estado de Minas Gerais. Tem 22 mil habitantes, dos quais 50 são luteranos. Na década de 90, os luteranos eram atendidos pela Comunidade Formosa, 134 quilômetros.

Uruaçu situa-se no centro-norte do estado de Goiás. Tem 34 mil habitantes, dos quais 50 são luteranos. Até 2007, os luteranos eram atendidos pela Comunidade de Gurupi, 333 quilômetros.
Em Buritis, alguns luteranos mudaram de cidade, outros perderam o interesse, desfez-se o Ponto de Pregação. Em Uruaçu, o pastorado de Gurupi foi incorporado por Porto Nacional, que não está preenchido, o Ponto de Pregação deixou de ser atendido.

Pelo Brasil afora, em sua vastidão, quem sabe existem muitos luteranos apaixonados pela sua Igreja, os quais, contudo, devido às distâncias e outras dificuldades acabam, pela falta de comunhão, esfriando na fé ou ainda vinculando- se noutra denominação.

O que fazer? Deixar assim? Se você tem parentes ou amigos nessa situação – longe das comunidades já instituídas pela  IECLB – sugiro que comunique ao seu obreiro, para que o mesmo comunique ao Pastor Sinodal da área em questão, providenciando algum contato ou maneira  para tal pessoa (ou família) encontre  acolhimento na diáspora.

Momentaneamente, o Sínodo Brasil Central em parceria com as comunidades de Brasília e Formosa vão ao encontro dos luteranos em Buritis e Uruaçu.

P. Eucléio Schieck
Par. Brasilia – DF

Buritis – MG

Uruaçu – GO