Vida em comunidade representa sempre um desafio para todos os que dela participam, em particular para as lideranças. A falta de clareza em relação a finalidades e objetivos, semeia um sem fim de atividades que na maior parte das vezes acaba por atender interesses de pessoas ou grupos levando a desinteresse e afastamento de muitos.
Cabe às lideranças a tarefa de coordenar não só as atividades mas um planejamento que possa nortear os destinos da comunidade que representa e garantir sua continuidade ao longo do tempo.
A reflexão a respeito desta realidade fez com que na Paróquia Cristo Bom Pastor, já a partir de 2007, iniciássemos um trabalho de aprimoramento do planejamento, que culminou com a escolha da ferramenta planejamento estratégico para conduzir este desafio.
Na condução dos trabalhos, efetivamente iniciados em março de 2008, buscou-se prioritariamente o envolvimento do maior número possível de pessoas, acreditando que mais importante que o resultado final do trabalho é a participação das pessoas no processo.
Deus nos tem abençoado neste caminhar e podemos nos dizer felizes pelo que conseguimos avançar durante o ano passado. Utilizando roteiros já empregados em outras comunidades e referências norteadoras da IECLB, fechamos 2008 com a definição de sete objetivos estratégicos:
– Fortalecer e criar novas oportunidades de divulgação do Evangelho.
– Atingir mais e diferentes pessoas através da diversificação litúrgica das celebrações.
– Ser comunidade que vai ao encontro, apóia e acolhe.
– Oportunizar e incentivar a vivência comunitária.
– Melhorar a gestão financeira e administrativa para viabilizar os demais objetivos estratégicos.
– Aprimorar a comunicação interna e externa da Paróquia.
– Buscar a gestão e conservação do patrimônio para que este sirva para abrigar e alavancar as atividades da vida cristã de nossa Paróquia.
Estamos animados para em 2009 detalhar este planejamento e colocar em prática as ações que enriqueçam nossa vida comunitária e assim de fato ser Igreja de Jesus Cristo. Para cada objetivo estratégico foi designado um padrinho com a função de coordenar os trabalhos. Várias pessoas já estão inscritas nos grupos de trabalho. Mas o convite permanece aberto para todos que se sintam motivados a dar sua contribuição para enriquecer este importante trabalho.
Estamos convencidos, pelo que experimentamos durante o caminho já percorrido, que somos uma comunidade que anseia por vida plena e abençoada. O desafio está posto. Estamos certos que os diferentes dons que temos entre nós se complementam e fazem um conjunto harmonioso que, se nós assim quisermos, estará a serviço da missão que o Pai nos confiou aqui na terra: servir.
Romeu Kühl