Num clima natalino de cooperação, alegria e inclusão, um grupo de pessoas se reuniu, já no final de outubro, para preparar as duas celebrações de Advento voltadas para toda a Comunidade: a primeira no Ponto de Pregação Gustavo Adolfo (14/12), no espaço do Colégio Sinodal Gustavo Adolfo, e, a segunda, no Centro Comunitário Evangélico (21/12). O convite para as Celebrações de Advento lembrava que “já no século 10 aconteciam encenações natalinas nas Igrejas.
O primeiro “presépio vivo” foi idealizado e organizado por Francisco de Assis (Itália), no ano de 1223. Pela contemplação, Francisco desejava conduzir pessoas à fé no Deus que se tornou ser humano em Jesus Cristo e veio morar entre nós, e motivá-las a uma prática comprometida com a realidade de toda a criação!” Na continuidade desta significativa tradição iniciada com Francisco, figurantes de diversas faixas etárias da Comunidade encenaram um “presépio vivo”, recontando a história do nascimento de Jesus em simplicidade e humildade.
Os três corais da Comunidade se envolveram e um grupo de músicos animou o canto comunitário. O grupo de jovens (JEL) participou da encenação com o passeio das lanternas, iluminando com sua luz a cena alusiva ao nascimento do menino Deus na estrebaria de Belém. Um grupo de crianças, vestidas de borboletas, dançou e cantou ao redor da estrebaria e trouxe flores para o menino Jesus.
Após as Celebrações, as crianças receberam doces do “Papai Noel” e todos/as participaram de um momento de confraternização com comes e bebes.
Texto: Pa. Scheila dos Santos Dreher
Fotos: P. Valdeci Foester