Eu digo SIM para o
Projeto Missionário Mathias Velho – Canoas/RS
(Sínodo Rio dos Sinos)
A liderança da Comunidade Mathias demonstra grande determinação, empenho e doação pessoal para desenvolver um trabalho missionário que recrie e crie comunidade após as perdas sofridas por divisões causadas pelo movimento carismático. A Campanha de Ofertas para a Missão assegura o acompanhamento pastoral aos membros e a continuidade do trabalho diaconal no ponto de pregação Vida Abundante.
Projeto Missionário Mathias Velho – Canoas/RS
Agradecemos ao apoio financeiro da Campanha Vai e Vem que tem nos permitido dar andamento em nosso projeto missionário no bairro Mathias Velho, especialmente em nosso ponto de pregação chamado Vida Abundante.
Temos acompanhado pastoralmente pessoas em vulnerabilidade social que são assistidas em parceria com o trabalho da ASPEC (Ação Social das Paróquias Evangélicas de Confissão Luterana de Canoas). Realizamos meditações nos encontros semanais do trabalho de Ação Social, celebramos cultos dominicais e estudos Bíblicos semanais. Também temos realizado muitas visitas, aconselhamento pastoral e encaminhamentos para a assistência jurídica, e confecção de documentos. Temos organizado diversas palestras realizadas por profissionais voluntários da área da saúde, direito e educação. Alguns assuntos abordados neste ano foram: prevenção do câncer de mama, orientação quanto à adoção de crianças, orientação quanto ao uso de medicamentos e a Lei Maria da Penha.
ASPEC é um trabalho realizado por membros voluntários da Comunidade Mathias e atende cerca de 300 famílias por ano distribuindo em torno de 65 Cestas básicas por mês. Realiza a oficina de Padaria, formando 10 pessoas por curso, sendo oferecido dois cursos por ano de 40 h cada. O curso de pintura em tecido forma 20 pessoas por ano e o de pintura em cerâmica forma em média 10 pessoas por ano. Desejamos aumentar a oferta de cursos para poder qualificar mais pessoas e incluí-las no mercado de trabalho e na geração de renda.
É nosso propósito solidificar o trabalho realizado neste bairro de longa data e retomado após a cisão havida em 2005. Há, também, necessidade de preparação de lideranças e voluntários para ajudar neste trabalho. Para isso:
a) Realizamos uma evangelização nos dias 22 -24 de maio;
b) Acolhemos três novas famílias que estão sendo acompanhadas;
c) Realizamos inúmeras visitas e investimos muitas horas em aconselhamento pastoral;
d) Investimos na capacitação de orientadoras do Culto Infantil. Enviamos três orientadoras para participar do Seminário Sinodal do Culto Infantil realizado em São Leopoldo – Sharlau no mês de julho deste ano. Reestruturamos a equipe de orientadores que atua no Ponto de Pregação, compramos material didático e pedagógico.
e) Arrecadamos até agora cerca de R$ 770,00 para a Campanha Vai e Vem. Eu digo Sim!
Contamos com o apoio de todos e todas na manutenção deste projeto e rogamos que nosso trabalho redunde em bênção para as famílias assistidas e colaboradoras e Glórias ao nosso Bom Deus.
Fraternalmente
Pastor Jorge Batista Dietrich de Oliveira
Canoas, 02 de setembro de 2009