No domingo Septuagesimae, dia 8 de fevereiro de 2009, ocorreu a inauguração de um novo templo na área abrangida pela Paróquia de Santa Maria de Jetibá. No lugarejo de Santa Luzia residem algumas centenas de membros da IECLB. Já antes do ano de 2006 houve algumas tentativas no sentido de encaminhar a construção de um templo na localidade. Mas o passo decisivo foi dado no dia 10 de setembro de 2006, quando 33 pessoas se reuniram em assembléia geral e definiram o local da construção. Já no dia 16 de outubro do mesmo ano as obras tiveram o seu início. No dia 14 de janeiro de 2007, quando as paredes do templo já estavam erguidas, foi solenemente lançada a pedra fundamental. No curto período de um ano e sete meses a obra foi concluída, passando a ser usada para celebrações e encontros diversos. Até a presente data Santa Luzia continua sendo um dos Pontos de Pregação da Paróquia de Santa Maria de Jetibá, mas certamente um dos próximos passos será a eleição do primeiro Presbitério de mais uma Comunidade que se forma na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil.
O culto de dedicação do templo luterano em Santa Luzia teve início às 9 horas do dia 08/02/2009 com a participação do Pastor Sinodal Osmar Lessing e dos/as obreiros/as da Paróquia: Pa. Marli Hoffmann Gaede, Cand. Pa. Marieli D. Lamb, P. Edivaldo Binow e P. Valdemar Gaede. Lideranças da Paróquia e da Comunidade de Santa Maria de Jetibá e representantes de comunidades vizinhas também se fizeram presentes. O Coral de Santa Luzia, o Grupo de Canto de Jequitibá, o Coro de Metais de Santa Maria de Jetibá e um Männerchor formado às pressas abrilhantaram esta celebração histórica. A pregação baseou-se no evangelho do dia, Marcos 1. 29-39, especialmente nas palavras de Jesus: “Vamos aos povoados que ficam perto daqui, para que eu possa anunciar o evangelho ali também, pois foi para isso que eu vim” (Mc 1.38).
As festividades de inauguração do templo em Santa Luzia tiveram prosseguimento com almoço comunitário e se estenderam até o anoitecer. À “Comissão de Construção” – formada por Ademar Gums, Paulo Gums, Solimar Gums, Selene Krause Berger, Hilário Buss, Geovani Gums, Erasmo Gums, Venâncio Gums e Geraldo Gums – juntaram-se muitas outras pessoas para preparar e realizar esta bonita festa que ficará marcada na história da Comunidade de Santa Luzia.
Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz