O Sínodo tem a responsabilidade de planejar e coordenar o trabalho da Igreja na sua área e de executar as decisões e metas decididas pelo Concílio. Para efetivar, realmente essa tarefa, a Assembléia Sinodal de setembro de 2006 formou o Conselho de Missão. Cabendo-lhe deliberar sobre a missão de Deus através do Sínodo da Amazônia e, respectivamente, seus Campos de Atividade Ministerial. O grupo tem a responsabilidade de examinar o contexto de cada área de missão, refletir sobre suas reais condições e com ponderação encaminhar ao Conselho Sinodal propostas dar encaminhamento missionário. Assim, em setembro de 2007 foi presentado o Projeto Sinodal de Missão 2008 – 2012.
Este com o objetivo geral de somar todos os esforços possíveis no Sínodo, entre os Sínodos e na IECLB na manutenção dos serviços missionários existentes e na ampliação da presença missionária da Igreja nas escolas e áreas longínquas.
O planejamento aos poucos vem dando os frutos. A Comunidade Evangelica de Confissão Luterana em Apuí no Estado do Amazônas, com jubilo, em culto testemunhou a realização de um sonho, ou seja, a instalação do primeiro pastor residente na cidade. Aconteceu no dia 15 de Fevereiro, em celebração oficiada pelo Pastor Sinodal Mauri Magedanz a instalação P. Fábio Wormsbecker e a esposa Jaciara.
Dia para ser lembrado na história da IECLB. Um momento único que teve a presença do Sínodo parceiro na missão no norte, o Sinodo Norte Catarinense, representado pelo Pastor Sinodal Manfredo Siegle e o presidente da Diretoria do Conselho Sinodal Sr. Elemer Kroeger e, também da diacona Ingrit Voigt pela coordenadoria de projeto da IECLB.
Expresso, em nome do Sínodo da Amazônia, os mais sinceros agradecimentos por todas as pessoas que se envolveram na Contrução do Projeto de Missão Sinodal, na Campanha Vai e Vem – fonte do recurso do projeto Apuí, os Sínodos parceiros na Missão do Sínodo da Amazônia e a IECLB pelo apoio na realização do sonho sonhado por muitas pessoas.
P. Sinodal Mauri Magedanz