Você já observou uma roda de bicicleta? No centro, há um eixo em torno do qual tudo gira. Dele vem a energia propulsora que lhe é transmitida pelos pedais. A partir do eixo, uma determinada quantidade de raios repassa movimento para o aro/pneu e o mantém alinhado. Quando os raios estão bem ajustados/travados, a roda gira equilibradamente. Se um ou mais raios se soltarem ou quebrarem, a pressão recai sobre os demais. Consequência disso é um aro empenado que se movimenta com dificuldade. Se a pressão for muito grande sobre um número pequeno de raios, a roda se transforma em um “oito”.
A Comunidade pode ser comparada com a roda de uma bicicleta. A energia que é transmitida pelos pedais, via corrente, é a força do Espírito Santo que vem de Deus. O eixo que transmite toda a energia do amor divino, que dá movimento e vida à Comunidade e em torno do qual tudo gira é o Senhor Jesus Cristo. É necessário que a nossa fé esteja firmemente alicerçada neste eixo. Cada raio representa um membro da Comunidade. Quando os membros vivem unidos com Cristo e permanecem unidos uns com os outros, a roda/Comunidade terá tudo o que necessita para se manter alinhada e movimentar-se equilibrada. O aro/pneu representa a ação e a vivência da Comunidade. É a “cara” da Comunidade. Um aro empenado é sinal da ausência de raios. O movimento é irregular e sem rumo. Uma Comunidade que gira “alinhada” é sinal e resultado de uma confiante união com Jesus Cristo e expressão de uma forte vivência conjunta de seus membros.
Que sejamos como a roda da bicicleta: uma Comunidade que busca e cultiva a união com o Senhor Jesus Cristo; uma Comunidade bem ajustada que valoriza cada um dos seus membros! Resultado disso é uma Comunidade viva, acolhe-dora, dinâmica, participativa e confessional.
“Por estarem unidos com Cristo, vocês são fortes, o amor dele os anima, e vocês participam do Espírito de Deus. E também são bondosos e misericordiosos uns com os outros” (Filipenses 2.1)
Pastor Geraldo Graf
Publicado na edição 82 do Informativo dos Luteranos – março/2009