|

No dia 26 de fevereiro de 2009 reuniu-se novamente na Sede Sinodal, a equipe responsável pela preparação e organização do Fórum da Juventude.

Enquanto que o primeiro encontro foi um 1º contato para conhecimento de causa, perceber motivações, estabelecer objetivos e público alvo, este segundo encontro serviu para refletir e definir as atividades do fórum. O objetivo foi definir a programação e dinâmica a serem adotadas no evento. Já que, no encontro anterior foi consenso geral que a dinâmica utilizada seria decisiva no sucesso ou não do mesmo.

Foi apresentada uma proposta de organização do dia que assim programado:

8h30min – Chegada / Credenciamento / Organização
9h – Abertura e (breve) Palavra de Acolhida
9h30min – Painel (3 ou 4) e Espaço para perguntas
10h45min – Oficinas
12h (12h30min) – Almoço
14h – Plenária
16h – Celebração
17h – Encerramento

O painel terá como objetivo esclarecer as motivações e objetivos do Fórum. Bem como, despertar o interesse e instigar os participantes. Depois do painel será aberto um tempo para reações e eventuais perguntas e questionamentos. As oficinas serão todas na parte da manhã, ficando para o período da tarde a plenária e a celebração final. As oficinas terão a responsabilidade de ser auxílio para as pessoas que são lideranças ou que participam nas comunidades. A sugestão é trazer algo das oficinas para ser debatido na plenária, para que a mesma não seja apenas um momento de relatório, mas sim de discussão e aprofundamento. Ainda será estudada a melhor forma de realizar a celebração final (surgiu a idéia de celebrar um “Culto Jovem”).

Como propostas de temas para as oficinas foram sugeridos:

– No meu tempo… – O Jovem e a Música – Por que não participo? – Por que não vou à Igreja? – Ensino Confirmatório – Serei confirmado, e depois? – Como ocupo meu tempo? – Espaço do jovem na Igreja – O jovem no culto – Quais são as necessidades do jovem? A comunidade entende? – Jovem: quem é ele hoje? – A igreja quer o jovem? – O jovem quer a igreja? – Jovem: futuro da igreja, será? – Modelos: JE ainda funciona? – Como a comunidade pode incluir o jovem? – O que o jovem quer da igreja? – Jovem e Família – “Monte sua igreja” (qual é a proposta do jovem?) – O jovem e a sexualidade – O jovem e a fé – Internet: uma forma de plug@r a galera

Ao longo do mês de março vão ser disponibilizados alguns recursos na internet buscando uma interatividade pré-evento com os jovens e interessados (Fórum de discussão, Blog e Comunidade no Orkut) motivando todos e todas para a discussão do tema e sua participação no Fórum da Juventude, no dia 06 de junho em Ivoti no IEI – Instituto de Educação Ivoti . Também ficou definido a elaboraração de um documento final do Fórum para ser enviado posteriormente para as comunidades. Esta seria uma forma de dar um retorno para as mesmas.

O Fórum não é, e não quer ser, algo conclusivo em si mesmo. Como já colocado na reunião anterior é um primeiro passo no diálogo sobre o fenômeno juventude. O que se quer é fornecer pistas ou caminhos que poderão ser usados nas comunidades para abrir e criar espaço para os jovens das mesmas. Lembrando que este diálogo não termina com o Fórum.

O próximo encontro da comissão está marcado para o dia 31 de março às 19h, na Sede Sinodal.

Desta reunião participaram: P. Sinodal Altemir Labes, Vice Pastora Sinodal Cristiane Petry, P. Fábio (obreiro e orientador da coordenação da juventude), P. Alex, P. Carlito, Marilú (Lar Padilha), Elisabeth (tesoureira do sínodo), Ernesto, Jackson e Jean (coordenador e vice-coordenador da juventude do sínodo). Neste encontro teve-se a participação de jovens pertencentes a diferentes comunidades: Jenifer de Rolante, Ivete e Taciane de Carlos Barbosa e Pablo de Padilha.