|

No Domingo de Ramos, dia 5 de abril de 2009, sessenta e quatro jovens foram confirmados na Comunidade de Santa Maria de Jetibá. Depois de três anos de ensino confirmatório, retiro, culto de apresentação e outros momentos de comunhão e de formação, chegou o momento tão esperado que envolveu especialmente os confirmandos e seus familiares, padrinhos e madrinhas, amigos e amigas: o culto de confirmação.

Como celebrantes participaram o P. Edivaldo Binow, a Pa. Marli Hoffmann Gaede e o P. Valdemar Gaede. As orientadoras Almerinda Holz Kurth, Melita Schultz Maggione e Marilene Stuhr Berger, que acompanharam os confirmandos no último ano de ensino, participaram no momento da entrega de lembranças e certidões de confirmação como ainda na distribuição da Ceia do Senhor. A pregação, baseada no evangelho do Domingo de Ramos, foi proferida pelo Pastor Edivaldo.

O coro de trombones, completando quase um século de história na Comunidade de Santa Maria de Jetibá, se encarregou mais uma vez de acompanhar os cânticos comunitários. O sineiro Alfredo Guilherme, além das badaladas corriqueiras, teve a tarefa de fazer os sinos soarem três vezes no momento da pronúncia do nome de cada confirmando/a, lembrando o batismo em nome da Santíssima Trindade.

Presbíteros e presbíteras presentes fizeram o possível no sentido de acolher bem as pessoas que iam chegando já a partir das sete horas da manhã. Muitos, no entanto, não puderam ser acolhidos no interior do templo por falta de espaço físico.

Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Valdemiro Zaager