Ivoti – Quem desconhece, não estuda e não preserva sua história não consegue planejar nem vislumbrar um futuro. Em resumo, quem não sabe de onde vem, não consegue vislumbrar ou definir para onde quer ir. Isto vale, em especial, para instituições. Com estas palavras, Ruben Goldmeyer, diretor geral do Instituto de Educação Ivoti (IEI) e do Instituto Superior de Educação Ivoti (ISEI), saudou os presentes na solenidade – 100 anos Homenagem aos Protagonistas da História da Instituição, evento realizado na noite desta sexta-feira (3), que abriu os festejos de comemoração ao centenário do IEI. A instituição, que atende os três níveis do ensino básico e também oferece ensino profissionalizante, completou, neste sábado, dia 4 de abril, 100 anos de trajetória.
Em sua saudação, o diretor geral da instituição lembrou aos presentes que o trabalho iniciado em 1909 e a forte tradição na formação de professores se perpetua e hoje se faz presente em mais de uma instituição: Além do IEI, que tem, de certa forma, a herança mais direta, partilhamos os festejos com o Instituto de Formação de Professores de Língua Alemã (IFPLA) e o ISEI.
Ex-diretores do IEI, os professores Hans Günther Naumann e o professor Belmiro Meine, o ex-presidente e o atual presidente da Associação Evangélica de Ensino (AEE), Dr. Egon Eduardo Schünemann e Sereno Horst, respectivamente, também fizeram uso da palavra e deram seus depoimentos, destacando momentos históricos e ações realizadas pela instituição ao longo de seus 100 anos. Estamos orgulhosos por nossa obra, agradecidos pelo presente e comprometidos com futuro, finalizou Horst.
Protagonistas da história – A solenidade homenageou mais de 100 pessoas entre ex e atuais funcionários que completaram 25 de casa, ex e atuais conselheiros da AEE, mantenedora do IEI, e colaboradores da comunidade ivotiense. Goldmeyer enfatizou que não foi por acaso que as comemorações tenham começado com as homenagens: São pessoas que, de alguma forma, mais ou menos, puderam marcar presença na história da instituição. Os homenageados receberam bottons alusivos ao centenário. A entrega foi feita por coordenadores do IEI.
A cerimônia foi prestigiada por cerca de 200 convidados que assistiram à apresentação musical da Camerata Ivoti e à encenação teatral IEI em Cena, realizada por alunos do Ensino Médio da instituição, sob a coordenação dos professores Glória Trapp e Edmar dos Santos.
A festa – No sábado (4), as comemorações prosseguiram com uma festa de aniversário da escola voltada à comunidade escolar. A programação reuniu diversas atividades recreativas. Entre os momentos especiais do dia, destaque para a apresentação da Orquestra Municipal de Imigrante, no auditório da escola, quando todos se reuniram para cantar Parabéns a você junto ao bolo de 100 anos; o abraço simbólico ao prédio principal da escola; e a realização das últimas tarefas da Gincana Escolar em comemoração ao centenário do IEI, que mobilizou alunos, pais e professores e funcionários de todos os níveis da escola desde o início do ano letivo. A festa de sábado foi encerrada com a divulgação dos resultados e premiação dos vencedores. A equipe Laranja Mecânica, com diferença de quase quinhentos pontos, foi a grande campeã da gincana, seguida da equipe Verde e da Amarela na terceira colocação.
Na manhã de domingo (5), um culto de gratidão e de ação de graças encerrou a programação das comemorações do final de semana. O culto, realizado na Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), localizada ao lado da escola, foi celebrado pelo pastor vice-presidente da IECLB, reverendo Homero Pinto, juntamente com o pastor Altemir Labes, representando o Sínodo Nordeste Gaúcho, e os pastores Carlito Gerber e Vanderlei Closs, pastor escolar e pastor da Comunidade Evangélica de Ivoti, respectivamente.
Comemorações – Conforme Goldmeyer, ao longo do ano, novos momentos solenes relativos ao centenário serão realizados. Alguns dirigidos para festejar com autoridades num momento, em outro com representantes de empresas e instituições que, ao longo do tempo, nos acompanharam e, ainda, em outro, para homenagear todos os colaboradores que, em 2009, participam ativa e intensamente da organização, explica Goldmeyer. Um dia especial do ex-aluno, o tradicional baile do IEI, entre outros eventos também estão programados.
Fonte: Ricardo de Moraes Data: 06/04/2009