Obreiros e intercambistas refletem sobre ações do CAPA
Na intenção de conhecer, debater e refletir sobre as ações do Centro de Apoio ao Pequeno Agricultor – CAPA esteve reunido, no dia 5 de maio, em Santa Cruz do Sul o Conselho de Obreiros do Núcleo Vale do Rio Pardo da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. Acompanhando a reunião do conselho estava um grupo nove mulheres americanas ligadas ao North West of Wisconsin, que um sínodo parceiro nos Estados Unidos.
O Conselho de Obreiros realiza reuniões mensais para reflexão, estudos, planejamento de atividades e oportuniza momentos de compartilhar e debater as ações do dia-a-dia como forma de promover a ajuda mútua. Fazem parte deste conselho pastores, diáconos e pessoas atuantes em serviços da IECLB, como é o caso do CAPA que sediou a reunião.
“Este encontro na sede do CAPA e a reflexão sobre o trabalho desenvolvido busca recuperar e reforçar a identidade dos pastores e das paróquias com os projetos desenvolvidos pelo CAPA” enfatizou o Pastor Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul, Valdir Trebien. Nesta ocasião a reunião do conselho de obreiros coincidiu com a vinda das representantes da Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas – OASE do sínodo norte americano.
Segundo Trebien, ambos os sínodos desenvolvem projetos semelhantes. Entre eles são desenvolvidas atividades no intuito de promover o conhecimento mútuo, celebrações mútuas em conjunto, troca de materiais em nível de igreja, troca de visitas – entre estas podemos citar a troca de experiências entre mulheres e jovens -, e o recebimento, principalmente de nossa parte, de ajuda com dons e doações. “Neste momento o grupo de mulheres está tendo a oportunidade de conhecer ações em torno da agroecologia, o que é muito importante, principalmente pelo fato de serem moradoras de uma região onde predominam as grandes empresas e a maior parte das atividades são dependentes das tecnologias” enfatizou Trebien.
Além de conhecer o trabalho do CAPA, suas ações em torno da agroecologia, organização social e política, saúde e outros, as intercambistas irão, nestas duas semanas, acompanhar atividades relacionadas à reflexão em torno do papel da mulher no lar, na igreja – como liderança – e na sociedade – como cidadã-, colocou o pastor sinodal. Cabe ainda destacar que atividades como estas fortalecem ainda mais a parceria entre os sínodos e busca, da mesma forma, uma parceria mais concreta entre as comunidades.
Para o vice-coordenador do CAPA Sighard Hermany “esta é uma oportunidade de refletir sobre o nosso trabalho e sua ligação com as ações da igreja. É um momento oportuno, pois esta reflexão visa aproximar os trabalhos, somar esforços e aumentar o número de multiplicadores de uma proposta, em comum, que busca proporcionar uma melhor qualidade de vida”. Para que isso seja possível a instituição trabalha temas como organização social e política, cuidados com a saúde, alimentação saudável, protagonismo na agricultura familiar, produção orgânica (sem a utilização de adubos químicos solúveis, agrotóxicos e nem sementes transgênicas), beneficiamento da matéria prima e comercialização através da Cooperativa Regional de Agricultores Familiares Ecologistas – Ecovale, entre outros.
Batista Daniel Weber
Assessor de Comunicação do CAPA
Intercambistas norte Americanas visitaram a Feira Ecologica da Ecovale
Visitam a Sede da Cooperativa Ecovale.