No domingo de Pentecostes, dia 31 de maio de 2009, as famílias evangélicas de confissão luterana residentes na localidade de Santa Luzia, município de Santa Maria de Jetibá/ES, reuniram-se para dedicar dois sinos ao serviço do Senhor. Depois de concluir a construção do templo, inaugurado em 08/02/2009, as lideranças locais puseram-se a angariar fundos para a aquisição dos sinos. Fabricados na cidade de Uberaba/MG, o sino maior e o menor pesam, respectivamente, 205 e 100 quilos. Juntamente com os dois sinos também foram dedicadas a pia batismal, a estante de leitura, os castiçais e a parte de fundo do altar que ainda não estavam concluídos no dia da inauguração do templo.
O culto festivo iniciou às 9 horas e teve a participação do grupo de canto Fala de Chão, de componentes do coro de metais de Santa Maria de Jetibá e do coral local. Na parte litúrgica de dedicação houve o momento, carregado de emoção, em que os sinos soaram pela primeira vez na localidade de Santa Luzia.
Na pregação, baseada no lema da primeira semana de Pentecostes (Jesus Cristo diz: “Quando o Espírito Santo descer sobre vocês, vocês receberão poder e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria e até nos lugares mais distantes da terra” – Atos 1.8) e no tema e lema da IECLB para o ano de 2009 (“Missão de Deus – Nossa Paixão” e “Deus ama quem oferta com alegria”), a comunidade reunida foi animada a refletir a respeito da função dos sinos numa perspectiva missionária: quando soam no início e final do dia, eles nos lembram que o tempo é dádiva de Deus. Em gratidão a Deus também podemos ofertar parte deste tempo à missão de Deus. Os sinos – ao soarem em momentos como culto, batismo, confirmação, casamento ou sepultamento – têm a função de nos “acordar” para a participação na missão da comunidade, investindo dons, tempo e recursos no ensino, na diaconia, na prática da solidariedade, na vida em comunhão, na partilha, na oração, na música …
Muitas pessoas e comunidades vizinhas se fizeram presentes e participaram dos festejos de inauguração dos sinos em Santa Luzia. A festa só veio a terminar quando a noite chegou.
P. Valdemar Gaede