|

A IECLB em sua Constituição expressa a sua natureza ecumênica e de fé com “as Igrejas no mundo que confessam Jesus Cristo como único Senhor e Salvador.” E o Sínodo da Amazônia como órgão descentralizado da Igreja participou efetivamente na organização e realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos/ãs 2009.

Semana de oração que anima, estimula, encoraja a cristandade ao redor do mundo a orar pela unidade. O tema deste 26ª semana no Brasil foi “Unidos na tua mão (Ez. 37.17)”. O desejo de Deus foi assumido com afinco pelas comunidades Católicas e de Confissão Luteranas na Cidade de Ji-Paraná – RO.

A semana contou com vasta programação de celebrações, palestras e entrevistas na radio e TV tendo como intuito pedir a Deus pela unidade de todos os cristãos e as todas cristãs. A unidade é desejo de Deus e intercessão de Jesus no Ev. de João: “que todos os que crerem e que venham a crer sejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste (Ev. de Jo. 17. 21).”

Testemunhamos sinais visíveis de que o Espírito Santo está agindo. O digo, pois, mais de 1000 pessoas oram nesta semana pela unidade e a equipe ecumênica, para preparar a campanha da Fraternidade ecumênica 2009, já foi constituída.

Em nossa reunião de avaliação, feita no dia 03 de junho, não faltaram palavras de gratidão pelo que testemunhamos interna e externamente como Igreja de Confissão Luterana e Católica. Contudo, reiteradas vezes foi lembrado que a unidade não se faz por decreto lei, mas é algo que tem que amadurecer no coração das pessoas e das Igrejas como um todo.

Mauri Magedanz – Pastor Sinodal do Sínodo da Amazônia

Ji-Paraná – RO, 04 de junho de 2009