|

No dia 14 de junho de 2009, na cidade de Santa Maria de Jetibá/ES, ocorreu o lançamento do livro “Convite à Liberdade – Arranjos e Peças”, de Micaela Barbara Lhotzky Berger. Trata-se de uma obra com 248 páginas, contendo arranjos para 144 peças musicais sacras e folclóricas. A melodia e a letra das peças contidas no livro são de autores diversos, mas todos os arranjos são de Micaela Berger.

O lançamento do “Convite à Liberdade” fez parte de uma programação especial organizada pela União Paroquial Santa Maria, do Sínodo Espírito Santo a Belém, em parceria com a comunidade local e com a Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura Municipal de Santa Maria de Jetibá. Foi celebrado um culto de louvor a Deus pelo dom da música, que teve a participação de mais de duzentos trombonistas e de vários corais e grupos de canto vindos de comunidades da IECLB no Estado do Espírito Santo. A celebração teve início às 9 horas, estendendo-se até o intervalo para o almoço, por volta do meio dia, e incluiu o lançamento oficial do livro como também as devidas homenagens à sua autora. Na parte da tarde ocorreram ainda diversas apresentações dos grupos musicais presentes.

Já era tempo de reconhecer a valiosa contribuição que Micaela Berger deu e continua dando à música em nossa terra. Nascida na cidade de Ulm, Alemanha, fez piano, violino e órgão na Escola de Música de Lindau, Bodensee. No período de 1964 a 1967 especializou-se na “Fachakademie f&uumlr Evangelische Kirchenmusik”, de Bayreuth. Fez estágio na Catedral de Sankt Lorenz, Nürnberg. Em 1969 veio ao Brasil, casando-se com o Pastor Norberto Berger. A partir daí Micaela começou a plantar sementes musicais em nosso meio. Pelas comunidades por onde passou deixou sua contribuição, ensinando música e regendo corais. Participou de inúmeros eventos como semanas de canto, encontros de corais e encontros de trombonistas. Em meio a isto, pôs-se a reunir canções sacras e folclóricas brasileiras, dando-lhes admiráveis arranjos. Foi Izidoro Boldt – de Santa Maria de Jetibá – quem, no ano passado, começou a reunir, a digitar e a organizar os arranjos musicais de autoria de Micaela. Com a participação de diversas pessoas colaboradoras, todo este trabalho resultou no livro “Convite à Liberdade”. Todos os trombonistas e regentes de corais e de grupos de canto presentes no dia do lançamento do livro puderam receber gratuitamente um exemplar da obra, graças às parcerias estabelecidas. Ainda existem exemplares à disposição, ao preço de custo, na secretaria da Paróquia de Santa Maria de Jetibá.

Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz