|

Bandeirolas, espigas de milho e grandes flores de fuxico decoravam o ambiente que acolheu o grupo da OASE Centro, de Lajeado, por ocasião da Festa de São João. Com a ajuda de um “varal de São João”, relembramos a vida de João Batista e conversamos sobre o sentido desta festa, que hoje é um misto da assimilação de diferentes tradições.

Especialmente marcante foi a constatação de que João Batista, através de sua pregação, denunciava a situação econômica e social da época que resultava na desigualdade social. Ao mesmo tempo, João Batista anunciava a partilha e a justiça como sinais concretos de arrependimento. Através da denúncia do que feria ao próximo e distanciava de Deus e do anúncio da vontade de Deus, João Batista preparava as pessoas para receberem a Jesus (Lucas 3.10-14).

Após a reflexão, o grupo dançou animado, na forma de “trenzinho”, embalado pelas canções alusivas a São João, celebrando a alegria que se sente ali onde se experimenta a partilha e a superação da injustiça pela vivência da justiça.

No final do encontro todas puderam partilhar pratos tidos como “típicos” da Festa de São João, em nossa região: canjica, rapadura, pipoca e pinhão.

 

Texto: Pa. Scheila dos Santos Dreher
Fotos: Vitória e Climene Metz