|

Centenas de pessoas reuniram-se na noite do dia 14 de julho de 2009 para comemorar o 91º aniversário do atual templo da Comunidade de Santa Maria de Jetibá. A história da Comunidade teve início no ano de 1892, com a inauguração de seu primeiro local de culto. Esta primeira construção foi substituída por outra, no ano de 1904. Finalmente, no dia 14 de julho de 1918, foi inaugurado o terceiro templo, motivo da festa dos 91 anos.

A celebração do culto comemorativo foi coordenada pelas duas obreiras e pelos dois obreiros da Paróquia: Pa. Marli Hoffmann Gaede, Cand. Pa. Mariele Daiana Lamb, P. Edivaldo Binow e P. Valdemar Gaede. Vários grupos musicais participaram com bonitas apresentações: o Sexteto de Metais Martim Lutero, o Grupo Fala de Chão, o Coral de Santa Maria, o Coro de Trombones e o Quarteto de Vozes & Flautas.

A prédica da noite baseou-se no Salmo 122: “Alegrei-me quando me disseram: Vamos à Casa do Senhor”. Além de valorizarmos e de cuidarmos de uma quase centenária construção, queremos também nos ocupar com o assunto: o que podemos fazer no sentido de que todos tenham alegria e felicidade em estar neste lugar? Diferentes gerações, com expectativas diferentes, fazem parte da mesma comunidade de fé. É um desafio forte, nos tempos de hoje, ser uma comunidade que acolhe a todos, sem distinção. Desde crianças de colo até pessoas de avançada idade têm o direito de sentirem-se felizes na casa de Deus.

Houve um momento, durante a celebração festiva, em que a comunidade reunida teve a oportunidade de apreciar fotos – projetadas na parede – de cenas de numerosa e feliz participação dos membros na vida da comunidade, neste último ano de história do templo.

Após duas horas de celebração no interior do templo, não podia faltar a tradicional partilha do bolo de aniversário, confraternização esta preparada por uma eficiente equipe de trabalho.

Texto: P. Valdemar Gaede
Fotos: Jair Schulz