|

O ano é 1971, Joinville está em fase de desenvolvimento, um grupo de senhoras sente a necessidade de um local mais próximo a seus lares para os encontros da OASE. A senhora Irmgard Speckhahn abre as portas de sua casa em 22 de abril para o primeiro encontro. Dele participaram as senhoras: Sibila Pfuetzenreuter, Helda Koeber, Laura Mathis, Isolina Moritz, Erna Schattschneider. As dirigentes eram as senhoras Hedwig Heyden e Lídia Peller. O grupo recebeu o nome de Grupo Rute. Tendo como princípio três aspectos da vida cristã: comunhão, testemunho e serviço. Após a fundação da Paróquia São Lucas, o mesmo passou a fazer parte desta.

O grupo cresceu, assim como a cidade e seis novos grupos surgiram: Grupo Arco Íris, da Comunidade Apóstolo Tiago e Grupo Débora, da Comunidade Martin Luther Km 11. Com o crescimento da Paróquia São Lucas, surgiu a Paróquia Semeador: Grupo Ana e Marta, da Comunidade Bom Samaritano, Grupo Priscila, da Comunidade Apóstolo Paulo, e Grupo Raquel, da Comunidade Apostolo João. O Grupo de OASE Rute iniciou suas atividades em abril de 1971, como grupo terapêutico e de solidariedade, integra senhoras evangélicas luteranas de diversas idades em convívio fraternal sob a bênção de Deus com trabalhos sociais relevantes. A OASE é a maior organização social (OCIPs) de mulheres no Brasil, vinculadas a IECLB, do qual o grupo é parte integrante. O trabalho realizado pelas senhoras é de cunho social, através da promoção da solidariedade e ajuda ao próximo com o exercício pleno da Diaconia e forma voluntária exercido em seu tempo de folga e lazer.

“A Câmara de Vereadores de Joinville (SC) parabeniza o Grupo de OASE da Paróquia São Lucas, Comunidade Evangélica de Joinville, que há 38 anos realiza importantes trabalhos dentro do contesto da Comunidade Evangélica de Joinville, especialmente das comunidades dos bairros Floresta, Itaum, Estrada Parati, Itinga e Santa Catarina, áreas de abrangência da Paróquia São Lucas.” Essa correspondência recebida, foi lida e compartilhada no Encontro Anual dos Grupos de OASE da Paróquia São Lucas, que aconteceu em 15 de julho de 2009.

Como membros da família de Deus, nos reunimos para compartilhar alegrias, preocupações, trocar experiências. Às vezes, a nossa vida parece estar cheia de problemas e preocupações, tudo está triste, parece só haver pedras em nosso caminho. Precisamos olhar com atenção para as pedras quebradas, cortadas. Elas produzem um brilho em seu interior, também em nossa dor podemos achar momentos de alegria. Flores também crescem entre as pedras e trazem aos nossos olhos a alegria da vida e ao exalar o seu perfume um sentimento de paz que nos envolve e acolhe. Esta é a promessa de Deus: “E vós com alegria tirareis águas das fontes da salvação”. Isaías 12:3 Ingrid Hergenraeder Altmann
Par. São Lucas