|

O grupo de homens da Paróquia São Mateus fez visita à construção de novo shopping center de Joinville no último dia 6 de agosto. A grandeza da obra, a tecnologia empregada e o seu custo impressionaram a todos. Convidados pelo gerente de construção do novo shopping na zona norte da cidade, Sr. Alberto Castro, preparamo-nos para não apenas fazer uma visita, aliás, muito interessante, mas para dela tirar proveito como experiência de vida. Momentos antes do deslocamento até a obra, foi lido o texto de Lucas onde registra palavras de Jesus: “…qual de vós, pretendendo construir uma torre, não se assenta primeiro para calcular a despesa e verificar se tem os meios para a concluir? Para não suceder que, tendo lançado os alicerces e não a podendo acabar, todos os que a virem zombem dele, dizendo: Este homem começou a construir e não pôde acabar”.

Quanto custa tudo isso? As cifras para uma obra desta grandeza vão muito além de nossas capacidades e contas bancárias. Como exemplo, o Sr. Alberto colocou que apenas num curto trecho de “caminho” construído dentro do canteiro de obras para permitir a circulação de caminhões de usinagem de concreto foram gastos 1,2 milhões de reais. Dá para imaginar os demais valores. Realmente, não é possível começar um empreendimento assim sem ter garantias de poder terminá-lo e sem garantias de retorno do investimento.

Perguntou-se: que preço estamos dispostos a pagar para investir na construção de uma sociedade justa e amorosa a partir do Evangelho de Jesus Cristo. É um preço não calculado em milhões, mas em dedicação e amor à causa. O reino de Deus não se constrói com concreto e ferro, mas com perdão e reconciliação. O fundamento é a palavra de Deus; o concreto, a obra da cruz e a luz de Jesus indica o caminho e a vida que esta construção gera na vida das pessoas. O desafio de dedicação na construção do Reino fica lançado a este grupo.

P. Rolf Rieck