|

No início da década de 1970, o Pastor Emérito Ernesto Fischer, residente em Taquara-RS, fazia visitas a pessoas idosas que moravam na cidade. Em muitas visitas se deparava com idosos sozinhos pelos mais variados motivos, tais como trabalho e estudo de seus familiares.

A partir deste fato, surgiu a reflexão da criação de um lar onde estas pessoas pudessem residir e conviver entre si. O fechamento do Hospital Sagrada Família abriu as discussões sobre a possibilidade da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana instalar naquele prédio um lar para pessoas idosas.

A compra do referido hospital, juntamente com 3 hectares de terras, foi efetuada em 1973 pela comunidade. No dia 1º de setembro de 1973, iniciam as atividades no Lar OASE. A instituição é um departamento da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Taquara, e o nome foi dado em homenagem ao Grupo de Senhoras da OASE (ORDEM AUXILIADORA DE SENHORAS EVANGÉLICAS) da mesma comunidade que muito se empenhou em auxiliar durante e compra, bem como nos primeiros anos de atividades do ancionato, com doações em dinheiro, arrecadações, serviços prestados e em atividades e visitas realizadas.

Desde o seu surgimento, o Lar OASE tem proporcionando acolhimento e aconchego. Dentre os fatores que contribuem para que isso aconteça é a possibilidade de cada idoso trazer seus móveis e objetos pessoais, preservando assim, um pouco do que adquiriu durante sua vida, relembrando sua história.

No Lar OASE os hóspedes sempre tiveram a oportunidade de ir e vir, sair por poucas horas ou sair por várias semanas, conforme sua vontade ou disponibilidade de seus familiares.

A preocupação com o lado espiritual e com a fé dos idosos, sempre esteve presente. Por este motivo sempre aconteceram meditações e celebrações de cultos. Também sempre foi possibilitado a outras denominações cristãs realizarem atividades, encontros e apresentações.

Nos primeiros anos de atividade da casa, foi admitida a Diaconisa Luci Schmidt, pertencente a Irmandade da Igreja de Confissão Luterana no Brasil – IECLB. De lá para cá, sempre estiveram presentes nos trabalhos de coordenação da casa, diaconisas ou diáconas, preocupadas em manter um ambiente solidário, familiar e cristão, para hóspedes, funcionários ou quem por lá passasse. A participação do pastor da comunidade, sempre foi fundamental nos trabalhos durante estes 34 anos de atividades.

Em 1985, o Lar OASE deu mais um passo em sua caminhada. Foi quando iniciaram as obras de ampliação do mesmo, com o desejo de equipar o Lar com um amplo refeitório e um espaço maior para reuniões. Aproveitando a oportunidade, incluiu-se no projeto a construção de mais 25 novos apartamentos, ampla lavanderia, passanderia, sala de costura, almoxarifado e elevador. Em 1990 foi inaugurada a nova ala. Ela só foi possível graças a colaboração de muitos amigos e simpatizantes da instituição.

Atualmente o Lar dispõe de 45 apartamentos com banheiro privativo, e 29 quartos individuais com banheiro coletivo, cozinha refeitório e auditório, salas de estar, amplos corredores e jardins.

No Lar sãos servidas 4 refeições aos hóspedes independentes.. Aos hóspedes dependentes são servidas no mínimo 6 refeições, ou conforme prescrição médica. O cardápio é elaborado e supervisionado por nutricionista.

O serviço de enfermagem funciona 24 horas por dia, acompanhado por enfermeira, técnicos em enfermagem e cuidadores. A instituição oferece atividades como gerontoativação (ginástica), estudos bíblicos, meditações, cultos, passeios, acompanhamento individual de idosos em suas saídas.

A casa está sempre aberta a receber visitas de pessoas ou grupos de todas as idades. O que diferencia o Lar OASE de outros lares, está no fato do mesmo pertencer a uma comunidade cristã, e assim preservar os ensinamentos e a orientação de Cristo. A diaconia procura unir as Sagradas Escrituras à prática diária, realizando assim um trabalho diferenciado, valorizando o ser humano como um todo criado a imagem e semelhança de Deus.

Texto redigido por Sônia Kohlrausch Henkel, Diácona no Lar OASE